Guarulhos receberá monotrilho para interligar terminal à linha do metrô
24 August 2021
Um dos principais HUBs da América Latina, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, é o maior aeroporto do Brasil e da América do Sul, sendo o segundo mais movimentado da América Latina em número de passageiros transportados (após o Aeroporto Internacional da Cidade do México). No transporte de mercadorias, é o segundo depois do Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, Colômbia.
A construção do monotrilho que vai interligar os terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos à Linha 13 – Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos de São Paulo (CPTM), foi anunciada para iniciar em 90 dias.
A instalação de um monotrilho no local é necessária pois atualmente não é possível chegar diretamente de trem aos terminais de passageiros, obrigando o viajante a sair da estação Aeroporto, que fica na Linha 13 – Jade, e ainda pegar o ônibus gratuito que realiza o restante do trajeto em mais alguns minutos até os terminais, que ficam do outro lado de uma rodovia.
O anúncio foi feito pelo secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, que afirmou que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou um aditivo esta semana que dá a responsabilidade à concessionária GRU Airport, que administra o terminal.
Enquanto isso, a concessionária informou que “o aditamento ao contrato de concessão que dispõe sobre a implantação do projeto de conexão rápida entre a estação da CPTM e os terminais de passageiros aguarda deliberação por parte da Secretaria Nacional de Aviação Civil”.
Investimento de R$ 175 milhões será feito pela concessionária GRU Airport e descontado da outorga concedida pelo governo do estado.