Reforma da ponte utiliza 3 mil toneladas de aço no Espírito Santo
10 March 2022
Iniciadas em julho do ano passado, as obras de ampliação da Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, também conhecida como Terceira Ponte – que liga as cidades de Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo - e da construção da Ciclovia da Vida têm avançado em um bom ritmo e devem ser finalizadas em maio de 2023.
Inaugurada em 1989, o cartão postal de Vila Velha conta com duas faixas de rolamento para veículos em cada sentido em seus 3.300 metros de extensão. No projeto original, o aço foi utilizado para concepção do tabuleiro central com vão que supera 200 metros entre pilares. Com o rearranjo das faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas, com 2,80 metros e as proteções centrais e laterais também serão estreitadas. Já as pistas laterais se destinarão ao uso exclusivo do transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. As reformas utilizam 3 mil toneladas de aço no total.
Para o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), a construção da ciclovia, toda concebida em aço (steel deck, vigas e gradil) serve como forma de destacar a utilização do insumo em grandes obras de infraestrutura, como uma alternativa aos sistemas construtivos convencionais.
O uso do steel deck que consiste em uma laje composta por uma telha de aço galvanizado, perfilada e com nervuras, e com uma camada de concreto, ainda contribui para a racionalização de recursos e agilidade de execução da obra.
Ao todo, 209 toneladas de aço steel deck foram fornecidos. No caso da Terceira Ponte, o aço também foi o material escolhido por conta da leveza, facilidade de instalação, sem interrupção do tráfego, e menor peso próprio transferido à estrutura original.
O projeto em andamento ainda consiste na construção de uma ciclovia dos dois lados, antes inexistente, e um rearranjo das faixas no tabuleiro, passando de 2 para 3 metros em cada sentido.
O Governo Federal do Espírito Santo ressalta que o projeto, com valor de R$ 127 milhões, irá aumentar a capacidade de fluxo de veículos na ponte em torno de 40%. As ciclovias ainda receberão grades de proteção contra suicídio, uma demanda grande da sociedade.