ULMA participa de ponte sobre o Rio Cuiabá
06 January 2022
No Rio Cuiabá, no Brasil, está sendo construída uma nova ponte em balanços sucessivos que ligarão o Parque do Lago, em Várzea Grande, ao Parque Atalaia, na capital. O principal desafio tem sido não prejudicar ou interromper a navegabilidade do rio.
“Esse projeto teve como principal condição preservar a navegabilidade do Rio Cuiabá, respeitando todas as diretrizes da Marinha do Brasil. A ponte tem 390 metros de comprimento, um vão de 240 metros e 120 metros de hidrovia, coincidindo com o vão central e levando em conta as prerrogativas da Marinha do Brasil”, diz Luiz Armino, engenheiro de construção civil, construtora Rivoli.
O projeto, além de aliviar o trânsito de várias vias de Cuiabá e Várzea Grande, criará um acesso ao Aeroporto Marechal Rondon, e reduzirá com o tempo o deslocamento entre as duas cidades.
O trecho sobre o Rio Cuiabá está sendo executado com os carros avançados CVS da ULMA Construções. Este equipamento possui um sistema de avanço hidráulico reduzindo os tempos de mão de obra e execução necessários. “A construtora Rivoli optou por esta solução de balanço sucessivo para superar um vão de 120 metros, aumentar a produtividade e cumprir o cronograma estabelecido no menor tempo possível”.
Além da utilização do sistema de balanço sucessivo CVS para realizar os segmentos de 1,5 a 5 m de comprimento, outros produtos do portfólio da ULMA, como as fôrmas COMAIN e ENKOFORM, fôrmas T-60, consoles de trepar BMK e perfis metálicos, têm sido usados para executar pilhas e outras estruturas. “A segurança dos equipamentos ULMA contribui com a produtividade no local, reduzindo o tempo de execução dos projetos”, afirma Armino.