Pavimento de concreto ganha força no Brasil

15 January 2015

Wirtgen Fortaleza BMP

Wirtgen Fortaleza BMP

A pavimentação em concreto está aos poucos ganhando espaço no Brasil, país cuja engenharia de obras rodoviárias tem tradição de utilização de asfalto. E os investimentos em infraestrutura portuária são um dos fatores que explicam a tendência. Isso é o que aconteceu no Ceará, onde a ocorrência de transporte pesado aumentou muito após a inauguração do Porto de Pecém, e por isso a obra de modernização do anel viário de Fortaleza está sendo feita com concreto.

Para o projeto, a Galvão Engenharia escolheu colocar uma base de concreto sobre a qual se porá uma camada final de asfalto. Com isto, os engenheiros esperam dar ao anel viário de Fortaleza uma durabilidade de 30 anos, enquanto se o trabalho fosse totalmente feito com asfalto sobre sub-base de agregados a durabilidade seria de apenas cerca de seis anos.

Para executar o serviço, a Galvão Engenharia está utilizando uma pavimentadora de concreto Wirtgen SP 850, robusta máquina do fabricante alemão.

De acordo com os engenheiros da empreiteira, a máquina atende perfeitamente os requisitos do projeto. Com a obra viária, o anel de Fortaleza será alargado dos 11 metros atuais para 33 metros de mão dupla.

A reforma da via expressa tem a ver com o peso dos caminhões e transportadores especiais que passaram a transitar por ali, levando mercadorias ao porto de Pecém e trazendo-as a Fortaleza e outras cidades do Nordeste.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL