Radiografia da inovação na construção
11 January 2024
Chile realiza o primeiro estudo sobre a aplicação de modelos inovadores na construção
Atualmente, a construção está enfrentando o grande desafio de avançar em direção à sustentabilidade. Para enfrentar esse problema, o setor tem se concentrado na implementação de estratégias inovadoras que contribuam para melhorar a eficiência e a competitividade do setor.
Para ter dados precisos sobre esse assunto, a Câmara Chilena da Construção (CChC) encomendou a “Radiografia da Inovação para a Construção” à Direção de Pesquisa Científica e Tecnológica da Pontifícia Universidade Católica do Chile (Dictuc).
O estudo fornece uma análise abrangente do atual cenário de inovação no setor, abordando não apenas o desempenho das empresas nessa área, mas também a disponibilidade e o uso do ecossistema de inovação disponível para elas no país.
“O setor está trabalhando para melhorar a produtividade porque isso significa mais crescimento para a economia, e o governo está fazendo o mesmo de maneiras muito concretas. Uma delas é identificar as porcas e os parafusos que precisam ser apertados para que os processos, as metodologias e as estratégias de inovação do setor privado, especialmente de setores tão importantes como este, possam chegar a uma conclusão bem-sucedida e ser ouvidos pelo governo. Essa é uma tarefa que nós, do Ministério da Ciência, estamos enfrentando com grande ênfase, e essa radiografia, sem dúvida, nos permitirá identificar novas medidas que podemos abordar e implementar para contribuir com essa colaboração público-privada que é essencial para que a produtividade de nossa indústria e o crescimento de nosso país decolem”, comentou o Ministro da Ciência, Tecnologia, Conhecimento e Inovação, Aisén Etcheverry, durante a apresentação do estudo no início da semana.
Por sua vez, a gerente geral da CChC, Paula Urenda, comentou que “de alguma forma, temos no inconsciente coletivo que o setor de construção não foi capaz de se modernizar e inovar nos últimos anos. Hoje vemos que esse não é o caso, o mito de que o setor de construção não inova foi, de certa forma, derrubado. E foi isso que quisemos fazer nessa Radiografia, quisemos medir como o setor de construção está se saindo em termos de inovação e também como estamos participando do ecossistema, obtivemos conclusões que são muito valiosas para todo o setor”.
A Radiografia da Inovação na Construção mostra que, embora esse setor continue a registrar baixos níveis de inovação, ele relatou um progresso significativo na incorporação de novas tecnologias de construção, como a tecnologia de construção de edifícios.
A Radiografia da Inovação na Construção mostra que, embora esse setor continue a registrar baixos níveis de inovação, ele tem relatado um progresso significativo na incorporação de novas tecnologias de construção, como BIM e impressão 3D, para citar algumas, e que as empresas de construção, mesmo que mantenham sua cultura tradicional, estão começando a adotar novas formas de fazer as coisas.
As informações fornecidas por essa Radiografia permitem identificar oportunidades para melhorar os níveis do setor, incluindo o desenvolvimento de métodos que permitam às empresas do setor registrar e medir as inovações que ocorrem no exercício diário de suas atividades; usar as ferramentas e os fundos públicos disponíveis para que as empresas inovem e aproveitar a disponibilidade de consultoria em inovação para que as empresas do setor tenham estudos que lhes permitam instalar e desenvolver capacidades avançadas de inovação.