Acciona assina contrato para a ampliação do reservatório de Carén
07 February 2024
A Acciona anunciou a adjudicação de um novo contrato para a ampliação da oitava e nona etapas do reservatório de Carén (Região Metropolitana, Chile), pertencente à Divisão El Teniente da Codelco, a maior produtora de cobre do mundo.
Este contrato assegura a continuidade operacional que a Acciona mantém desde a execução da sétima fase, adjudicada pela empresa estatal de mineração no final de 2021 e concluída em 2023.
A expansão do reservatório de Carén envolve a elevação da parede principal a 254 metros acima do nível do mar, com um enchimento total de 4.335.015 metros cúbicos. Também inclui o fornecimento e a instalação de instrumentação geotécnica, a construção de 12 quilômetros de estradas internas e a execução de obras para a evacuação e captação do reservatório.
O contrato também inclui a construção de infraestruturas complementares, como o sistema de recirculação de água, a manutenção das estradas internas, a elevação da parede do sotelo e a instalação de geomembrana betuminosa para proteger a parede traseira da parede.
Experiência em mineração
A Acciona tem um forte portfólio de projetos em mineração no Chile. Além de sua participação no reservatório de Carén, destaca-se o trabalho nos macro-blocos do projeto Mina Chuquicamata Subterránea (PMCHS), também de propriedade da Codelco, que envolve a construção de mais de 30 quilômetros de túneis e obras complementares para estender a mineração subterrânea pelas próximas cinco décadas.
Também para a mineradora estatal, a empresa está encarregada da construção, montagem e melhoria da infraestrutura do depósito de rejeitos Pampa Austral do projeto Rajo Inca, pertencente à Divisão El Salvador, bem como da execução de obras civis para a nona etapa da expansão do depósito de rejeitos Talabre, pertencente à Divisão Chuquicamata.
Na área de mineração privada, a empresa de mineração Doña Inés de Collahuasi (CMDIC) concedeu à Acciona, em 2022, o projeto, a construção e a operação por dois anos de uma usina de dessalinização de água do mar no Porto Patache de Collahuasi, na região de Tarapacá.