Komatsu e Williams Racing reacendem parceria histórica
06 February 2024
A Komatsu, com sede em Tóquio, acredita que as parcerias colaborativas são a forma ideal de criar um impacto positivo duradouro.
A Komatsu assinou contrato com a Williams Racing para se tornar o principal parceiro da equipe britânica a partir do início da temporada de 2024 do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA (F1).
A Komatsu foi uma das principais parceiras da Williams Racing na Fórmula 1 durante as décadas de 1980 e 1990, um período de grande sucesso para a equipe. As conquistas mais notáveis foram em 1996 e 1997, quando a Komatsu apoiou a Williams Racing nos campeonatos de Construtores e de Pilotos com Damon Hill e Jacques Villeneuve, respectivamente. Com um olhar voltado para o futuro, as duas marcas estão empolgadas em construir esta história juntas ao embarcarem em sua nova era.
As atribuições oficiais da Komatsu com a Williams Racing refletem o foco em comum das empresas no desenvolvimento de engenharia, tecnologia e novas gerações de talento a longo prazo: Parceira Oficial de CTEM (Ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e Carreiras Iniciantes, Parceira Oficial de Esportes e Parceira Oficial de Máquinas de Construção. Essas áreas se juntarão e se complementarão na parceria, enquanto a Komatsu se esforça para envolver e dar foco à próxima geração de inovadores por meio de eventos CTEM enriquecidos pela plataforma de esportes da Williams Racing.
“Komatsu e Williams Racing compartilham valores em torno da inovação e do desenvolvimento de nossas pessoas”, disse Hiroyuki Ogawa, presidente e CEO da Komatsu Ltd. “Através de nossa parceria, esperamos criar valor juntos, tanto na pista quanto fora dela. Nossa parceria com a Williams Racing está alinhada com a missão da Komatsu de criar valor por meio de inovações de fabricação e tecnologia para capacitar um futuro sustentável onde as pessoas, as empresas e nosso planeta possam prosperar juntos.”
Uma das forças motrizes por trás da parceria é a sintonia de visão que as duas marcas compartilham. As características incorporadas no DNA e valores da Komatsu, como tecnologia de ponta, qualidade excepcional e confiabilidade sólida, são todas demonstradas pela Williams Racing no mais alto nível do automobilismo. Essa nova parceria cria uma base para a mútua colaboração entre Williams e Komatsu no futuro, e as companhias esperam trabalhar juntas em diversas áreas, especialmente relacionadas ao desenvolvimento das equipes e à exploração de oportunidades potenciais no ecossistema de engenharia técnica.
James Vowles, diretor de equipe da Williams Racing, disse: “A Williams Racing está muito satisfeita por retomar o relacionamento com a Komatsu. Tivemos um enorme sucesso juntos no passado e o reencontro é um passo significativo na missão de longo prazo da Williams Racing de retornar à frente do grid. Tanto a Williams quanto a Komatsu estão comprometidas em atrair e desenvolver os melhores jovens talentos em busca dos objetivos de ambas as companhias e estamos ansiosos para trabalharmos juntos novamente.”
A logo e a marca da Komatsu terão destaque na identidade visual da Williams Racing em 2024, bem como nos uniformes da equipe, durante a próxima temporada de Fórmula 1.
Com operações em mais de 140 países, a Komatsu é uma provedora global de equipamentos pesados premium, serviços e soluções. A empresa introduziu o primeiro caminhão basculante autônomo do mundo em 2008 e está ajudando os clientes a avançarem em direção à neutralidade de carbono com sua crescente gama de equipamentos de construção e mineração elétricos, híbridos e a células de combustível.
A Williams Racing é uma das equipes de Fórmula 1 mais icônicas do mundo. A equipe britânica vem competindo no mais alto nível há quase cinco décadas, acumulando 114 vitórias, 313 pódios e 128 posições nos pódios nesse período. A Williams Racing também venceu nove Campeonatos de Construtores, o que a torna a segunda equipe mais bem-sucedida da história do esporte.
Sobre a Williams Racing
Por mais de 45 anos, a Williams Racing tem estado na vanguarda de um dos esportes mais rápidos do planeta, sendo uma das três equipes mais bem-sucedidas na história da FIA Formula 1 World Championship. Com uma herança quase incomparável de engenharia e carros de corrida de F1 e épocas inesquecíveis que demonstram que é uma força a ser reconhecida, a equipe britânica possui 16 títulos do Campeonato Mundial de F1. Desde a sua fundação, em 1977, pelo eminente e falecido Sir Frank Williams e pelo pioneiro em engenharia Sir Patrick Head, a equipe venceu nove Campeonatos de Construtores, em associação com Cosworth, Honda e Renault. A sua lista de pilotos é lendária, com os seus sete troféus do Campeonato de Pilotos que foram erguidos por verdadeiros ícones do esporte: Alan Jones, Keke Rosberg, Nelson Piquet, Nigel Mansell, Alain Prost, Damon Hill e Jacques Villeneuve. A equipe já fez história no passado e pretende fazê-la novamente com a missão de longo prazo de evoluir e retornar à frente do grid.