Construção do maior parque eólico da América Latina está próxima
22 September 2021
A Colbún, empresa chilena de energia, anunciou que seu conselho de administração aprovou a construção de seu projeto eólico Horizonte, que com 607 MW e uma geração equivalente ao consumo de mais de 700.000 residências, se tornará o maior parque eólico terrestre da América Latina e uma das maiores capacidades instaladas do mundo.
A iniciativa, que contará com 140 aerogeradores e exigirá investimentos da ordem de US$ 850 milhões, aumentará em 70% a capacidade de geração eólica de Antofagasta e evitará a emissão de 1.200 milhões de toneladas de CO2 por ano.
Recorde-se que a Colbún foi adjudicatária do concurso do Ministério do Património Nacional para o desenvolvimento, construção e exploração deste parque eólico situado a cerca de 70 quilómetros a nordeste de Taltal (região de Antofagasta, norte do país), com base numa concessão da uso oneroso por 30 anos, em um setor de propriedade fiscal de cerca de 8.000 hectares. A fase de construção contemplará um prazo de até 36 meses e Horizonte está previsto para entrar em operação em 2024.