Paraguai licita obras para atualizar e manter a rota PY12
22 September 2022
Na terça-feira, 1º de novembro, será anunciada a licitação para a melhoria e manutenção de um trecho de aproximadamente 160 km da Rota PY12, que liga os distritos de Nanawa e General Bruguez, no departamento de Presidente Hayes, no Paraguai.
A licitação para a execução de obras rodoviárias para atualização e manutenção da Rota Nacional 12 (PY12) envolve um investimento estimado de ₲$1.265.835.000.000, a ser financiado com um empréstimo de US$215 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Escopo dos trabalhos
O percurso principal da estrada terá 142 km de extensão, mais 12,22 km de acessos às comunidades e 2 km de estradas urbanas, perfazendo um total de 156,2 km. Começará na travessia de Nanawa, continuando pelo distrito de José Falcón, até chegar à cidade de General José María Bruguez, onde está prevista a construção de acessos aos pequenos vilarejos localizados na área de influência.
A execução é dividida em 4 lotes: o primeiro trecho começa no km 2,5 ao km 37,4, incluindo a melhoria do acesso a Nanawa. Em seguida, a seção 2 começará a partir daí até o km 80,2. Por sua vez, o trecho 3 irá do km 80,2 ao km 122,2 mais o acesso ao Ninfa e finalmente o quarto e último trecho irá cobrir os últimos 38 km ao km 160 junto com o acesso ao distrito de General Bruguez.
A melhoria desta estrada será de grande importância para a área, levando em conta que, com a melhoria desta estrada, a área terá um corredor de integração entre a Argentina e nosso país, enquanto promove o desenvolvimento do baixo Chaco paraguaio.
Várias intervenções estão planejadas ao longo desta rota para melhorar a estrada existente, incluindo pontes, terraplenos, obras de arte e segurança rodoviária. Também serão construídas três pontes: uma ponte de 100 metros sobre o rio Confuso no km 4,2; uma segunda ponte de 120 metros sobre o rio Negro no km 32,4; e, finalmente, uma terceira ponte pedonal de 120 metros sobre o braço norte do rio Pilcomayo no km 148,7.
Além disso, existem algumas soluções viárias em áreas urbanas para as cidades de José Falcón, Nanawa, Ninfa e Gral. Bruguez, assim como benefícios diretos para as populações indígenas estabelecidas em sua área de influência. Estima-se que a execução deste projeto gerará cerca de 750 empregos diretos.