Zacua Ventures lança um novo fundo dedicado à tecnologia de construção
19 March 2024
A Zacua Ventures lançou seu fundo inaugural de US$ 56 milhões destinado a investir em empresas de tecnologia da indústria de construção em estágio inicial, apoiadas por 19 das maiores corporações do setor. O grupo de parceiros inclui a Procore, fornecedora de software de gestão de construção; Volvo, fabricante de caminhões, ônibus e equipamentos de construção; e Cemex, uma das principais empresas de cimento do mundo.
Em relação ao seu investimento no fundo, David Hanngren, diretor de investimentos do Volvo Group Venture Capital, disse: “A Zacua Ventures nos dá acesso antecipado às principais empresas emergentes na indústria da construção. Através da cooperação, esperamos conectar-nos com mais intervenientes de ponta com soluções inovadoras que possam tornar a indústria da construção mais eficiente e sustentável.”
Por sua vez, Margarita de la Peña, Investment Lead Latam da Zacua Ventures, destaca que “é importante promover a conexão entre todos os atores, desde investidores, corporações, aceleradores, hubs tecnológicos, até startups para aumentar a visibilidade e adoção de tecnologias em construção.
Com atuação global, a Zacua Ventures tem acesso aos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos de cada região e seus subsetores de tecnologia de construção, criando possibilidades de investimento em soluções de sustentabilidade, robótica e digitalização, entre outras. Segundo De la Peña, “o que procuramos são tecnologias aplicáveis à indústria da construção com três focos principais: produtividade, sustentabilidade e soluções de urbanização”.
Isto reflete o compromisso da Zacua Ventures em encontrar soluções que não só melhorem a eficiência da construção, mas também promovam práticas mais sustentáveis e contribuam para o desenvolvimento urbano.
A Zacua Ventures investiu até agora estrategicamente numa dezena de empresas pioneiras na área da tecnologia de construção e pretende duplicar o número de investimentos com este primeiro fundo. Da Cidade do México, De la Peña busca aumentar a presença do fundo na América Latina e contribuir para o desenvolvimento do ecossistema Contech na região.
Atualmente a empresa aposta em startups como Document Crunch, Ecoworks, Field Materials, Sitewire, Raise Robotics, Mercator.ai, Flexnode, Outbuild, Concrete4change, Conxai, Pathways e Construex, esta última a única latino-americana do grupo no momento .
A Construex, com origem no Equador, é uma startup que viabilizou o mercado de materiais de construção para a América Latina, digitalizando fornecedores e criando a maior plataforma de materiais da região, atendendo atualmente Argentina, Bolívia, Chile, Equador, México e Peru.