Aliança para escalar mineração autônoma no Chile
03 November 2023
A empresa de autonomia Pronto está fazendo parceria com a empresa de aluguel e venda de equipamentos de construção Raico S.A
A empresa de autonomia Pronto está fazendo parceria com a empresa de aluguel e venda de equipamentos de construção Raico S.A., para expandir o uso de tecnologia autônoma no setor de construção e mineração do Chile. A parceria se concentrará inicialmente na implantação do Sistema de Transporte Autônomo (AHS) neutro para OEM da Pronto em caminhões basculantes articulados da Bell, mas será posteriormente expandida para oferecer suporte a outros OEMs e aplicações.
Pelo acordo, a Raico fornecerá serviços de vendas, distribuição, instalação e suporte pós-venda para tecnologias de rede privada LTE/5G Pronto AHS e Pollen Mobile no Chile.
“Não é coincidência que a nossa primeira parceria internacional seja no Chile, um fornecedor crítico de minerais como o lítio, que, tal como a tecnologia autónoma, será essencial para a transição mundial para uma economia neutra em carbono”, disse Anthony Levandowski, diretor executivo da Pronto.
“A mineração mais verde é a mineração autônoma. Esperamos trazer os benefícios ambientais, de custo, de produtividade e de segurança do nosso Sistema de Transporte Autônomo para operações de mineração, pedreiras e florestais de todos os tamanhos no Chile.”
Pronto afirma que sua solução centrada em software baseada em IA foi projetada para ser implantada “em uma fração do tempo e por uma fração do custo das tecnologias concorrentes”.
O AHS da empresa opera de forma totalmente autônoma, permitindo que os usuários superem a escassez de mão de obra, maximizem a utilização do equipamento, otimizem a eficiência e tenham potencial para minimizar os impactos ambientais.
“A autonomia será necessária para apoiar a crescente procura global por recursos críticos, como o lítio e a celulose, e é o futuro para a maioria das operações no Chile. É seguro, confiável, ecologicamente correto e ajudará a melhorar a produtividade e as capacidades técnicas das indústrias chilenas críticas”, afirma Cristóbal Alexandroff, Gerente Comercial da Raico.