Um capacete que promete grandes mudanças no setor de construção
13 December 2023
O SmartHat foi projetado para facilitar as coisas, reunindo uma série de dispositivos em um único capacete de segurança.
Em um esforço para atender às crescentes preocupações com a segurança ocupacional, a empresa indiana Proxgy apresentou o SmartHat, um capacete inteligente revolucionário que vai além da proteção convencional e se torna uma ferramenta abrangente para vários setores industriais. Embora ainda não esteja disponível para venda, esse produto já recebeu o prêmio India’s Best Design Award 2023 e o prêmio CES 2024 Innovation Award.
O SmartHat é a versão mais avançada do capacete de trabalho clássico, incorporando tecnologia de ponta que não apenas protege a cabeça dos usuários, mas também melhora a eficiência e a segurança.
Recursos e funcionalidades
O capacete tem uma concha de ABS endurecido, o mesmo material usado em capacetes para trabalhadores em altura, proporcionando resistência e leveza. Sua classificação Tipo 1/Classe 3 garante proteção contra queda de objetos, mas não contra riscos elétricos.
O SmartHat vai além da segurança convencional ao incorporar um sensor removível que detecta a presença de 17 gases diferentes, emitindo um alarme para permitir a evacuação em tempo hábil. Além disso, o sensor de proximidade alerta o usuário sobre objetos acima da cabeça por meio de feedback tátil.
Com duas câmeras HD frontais e traseiras, o capacete permite o monitoramento remoto do trabalho ou da área. Sua capacidade de gravar vídeos e tirar fotos facilita a revisão e a documentação das tarefas no local. Além disso, o sistema de comunicação multicanal, com conectividade 4G/5G, Wi-Fi, Bluetooth, NFC, LoRaWAN e PTT, permite chamadas de vídeo e voz bidirecionais.
Um wearable completo
O site da Proxgy destaca que o SmartHat não oferece apenas segurança, mas também soluções imersivas, inteligentes, seguras e analíticas. Além da proteção contra quedas e gases, o capacete monitora a temperatura corporal, o oxigênio no sangue e a frequência cardíaca, fornecendo aos gerentes notificações de níveis anormais, semelhante a um smartwatch.
O dispositivo também monitora fatores ambientais, como temperatura, pressão atmosférica, umidade, ruído e luz. As notificações sem fio incluem alertas de quedas, saída de áreas com cercas geográficas e lembretes para usar o capacete em áreas críticas. À prova d’água de acordo com a norma IP67, o SmartHat pode ser submerso em até um metro por 30 minutos.
O único botão frontal permite o envio de um SOS de emergência, ativando luzes intermitentes e enviando um alerta sem fio aos supervisores. O SmartHat da Proxgy está surgindo como um componente essencial para a segurança e a eficiência do local de trabalho em vários setores, marcando um avanço significativo na inovação tecnológica aplicada à proteção e ao bem-estar do trabalhador.