PERI 3D Construction realiza o primeiro edifício de apartamentos de habitação social impresso em 3D na Europa

O prédio terá três andares, cada um com duas unidades de apartamentos, totalizando seis unidades variando de 61 metros a 81 m2.

Um novo marco na impressão 3D de concreto: o primeiro edifício multifamiliar da Alemanha com financiamento público usando impressão 3D está sendo construído na cidade de Lünen, Renânia do Norte-Vestfália. Pela primeira vez, o método de construção inovador é combinado com as condições dos subsídios à habitação pública.

PERI 3D Construction realiza el primer edificio de apartamentos de vivienda social impreso en 3D en Europa PERI 3D Construction realiza o primeiro edifício de apartamentos de habitação social impresso em 3D na Europa. (Imagem: SSV Architekten)

De acordo com a ONU-Habitat, o mundo precisa de construir 96.000 novas casas acessíveis todos os dias para alojar os cerca de 3 mil milhões de pessoas que necessitarão de acesso a habitação adequada até 2030. Este desafio deve-se a múltiplos factores, incluindo o aumento dos custos de habitação a um ritmo mais rápido. do que o crescimento da receita. A impressão 3D promete colmatar esta lacuna, reduzindo os custos de construção e aumentando a velocidade de construção e aumentando a velocidade de construção através da automação.

Localizada na chamada Ruhrgebiet (área do Ruhr), antigo centro de mineração de carvão da Alemanha, na parte ocidental da Alemanha central, Lünen é uma cidade modesta com menos de 100.000 habitantes. No entanto, será o lar do primeiro edifício de apartamentos de habitação social impresso em 3D na Europa.

Ina Scharrenbach, Ministra da Administração Interna, Assuntos Municipais, Construção e Digitalização do estado da Renânia do Norte-Vestfália, afirma: “Com o projeto pioneiro em Lünen, estamos a provar que a habitação pública pode ser construída de forma rápida, moderna e sustentável, apesar destas tempos desafiadores. “A Renânia do Norte-Vestefália está a estabelecer padrões na construção e continua a pressionar por habitações mais acessíveis.”

O projeto de construção é executado pela PERI 3D Construction, pioneira na impressão 3D de construção. Este projeto é o terceiro projeto de grande escala da PERI somente na Alemanha este ano, usando impressoras de construção 3D COBOD, uma vez que se soma ao projeto de data center e clube de futebol iniciado no início deste ano.

O prédio terá três andares, cada um com duas unidades de apartamentos, totalizando seis unidades variando de 61 metros a 81 m2. A área total de construção será de 651 m2 (7.150 pés quadrados).

PERI 3D Construction realiza el primer edificio de apartamentos de vivienda social impreso en 3D en Europa O prédio terá três andares, cada um com duas unidades de apartamentos, totalizando seis unidades variando de 61 metros a 81 m2. (Foto: Kraus Gruppe)

Fabian Meyer-Brötz, Diretor da PERI 3D Construction GmbH, disse: “Temos o prazer de poder demonstrar mais uma vez quão rápida, eficiente e econômica a impressora 3D pode criar espaços residenciais e que potencial também está se abrindo no setor multifamiliar. segmento habitacional. “Estamos convencidos de que a tecnologia está agora pronta para uso generalizado em canteiros de obras modernos, especialmente em projetos de habitação social.”

O primeiro e o segundo andares são construídos pelo processo de impressão 3D em concreto. O último andar está sendo construído com método de construção em madeira híbrida. A fundação, o piso e as lajes delicadas serão construídos utilizando métodos de construção convencionais. A estrutura da fachada do primeiro e último pavimento manterá a estrutura original de concreto estampado. O piso superior será revestido com painéis de fachada.

Henrik Lund-Nielsen, fundador e CEO da COBOD International, comentou sobre a adoção mais ampla do método de impressão de construção 3D: “Este projeto dá continuidade à tendência que vimos nos últimos anos, onde a tecnologia deu saltos notáveis, deixando de ser usada apenas para pequenas casas térreas, também sendo utilizadas em projetos cada vez maiores de vários andares, também fora do mercado residencial. Os projetos alemães da PERI em 2023, incluindo o data center, a sede do clube de futebol e agora um edifício de apartamentos, são uma prova desta tendência.”

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL