Caterpillar: IA revolucionará a construção

A Caterpillar, o maior OEM de construção do mundo, disse que está “buscando ativamente” a Inteligência Artificial (IA) para melhorar os resultados de negócios para si e para seus clientes.

Caterpillar afirma que a IA revolucionará a maneira como interagimos com máquinas e projetamos interfaces entre sistemas

A OEM disse que, como a maioria dos fabricantes, os seus programas de computador avançados e a computação em nuvem permitem que os seus engenheiros concluam o trabalho numa fração do tempo que costumava levar e que está a incorporar a IA no seu processo de desenvolvimento de produtos.

“IA é uma tecnologia que pode aprender, adaptar e tomar decisões processando e aprendendo a partir de dados, simulando funções cognitivas humanas, como raciocínio e resolução de problemas”, afirma o diretor digital e vice-presidente sênior digital da Cat, Ogi Redzic.

“A IA inclui vários subcampos, como aprendizado de máquina, aprendizado profundo e IA generativa (GenAI) – que chama mais atenção.”

O aprendizado de máquina pode ser definido como a capacidade dos computadores de aprender com a experiência e tomar decisões ou previsões baseadas apenas nos dados. A Caterpillar dá o exemplo do uso do aprendizado de máquina na área de monitoramento de condições – um conjunto de tecnologias que os revendedores Cat usam para detectar e identificar problemas e recomendar serviço ou manutenção com base nos dados da própria máquina.

IA generativa

GenAI é IA capaz de criar novos conteúdos, textos, imagens ou vídeos. É um avanço na fabricação, permitindo que os computadores concluam tarefas demoradas e repetitivas. Por exemplo, os desenvolvedores da Caterpillar usam GenAI para consultar grandes quantidades de informações proprietárias e obter respostas práticas sem fazer uma pesquisa profunda ou gastar horas lendo milhares de páginas de material.

Além de suas próprias operações, a Caterpillar utiliza tecnologias digitais para desenvolver soluções para os clientes. Por exemplo, os Conselheiros de Monitoramento de Condições (CMAs) da Caterpillar monitoram o estado dos ativos conectados à Cat em campo analisando os dados recebidos. No passado, os CMAs tinham que extrair dados de vários sistemas, realizar uma análise e fazer uma recomendação ao cliente.

Usando Gen AI, os CMAs agora recebem um relatório conciso contendo dados que foram automaticamente preparados e resumidos com uma recomendação já criada. O CMA poderá então revisar o relatório e aprovar ou editar a recomendação. Isto ainda requer um ser humano, mas o tempo necessário para preparar dados e criar uma recomendação é significativamente reduzido.

“A IA revolucionará a maneira como interagimos com máquinas e projetamos interfaces entre sistemas. É fascinante e está mudando em um ritmo muito rápido”, afirma Jamie Engstrom, diretor de informações e vice-presidente sênior de TI da Caterpillar.

“Continuaremos a ver a indústria amadurecer e a precisão de tecnologias como Large Language Models (LLMs) irá melhorar.”

Engstrom e sua equipe desenvolveram um Centro de Excelência em Automação Inteligente e uma comunidade de prática GenAI onde os funcionários participam de casos de uso de IA.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL