Os ambiciosos planos de crescimento da HomeCoating Rentals
07 November 2023
Construção Latino-Americana conversou com Nicolás Lemus, sócio controlador da empresa.
A empresa chilena HomeCoating Rentals, com uma história de 15 anos dedicada ao aluguel e venda de plataformas aéreas, manipuladores, empilhadeiras e stackers elétricos, deu um grande passo em sua evolução com a recente aquisição de equipamentos XCMG (veja notícia aqui). Este investimento marca um marco na história da empresa e promete transformar a sua capacidade de atender às crescentes demandas da indústria da construção no Chile.
Para saber mais sobre esta aquisição e o futuro da HomeCoating Rentals, conversamos com Nicolás Lemus, sócio controlador da empresa.
Quais serviços a HomeCoating Rentals oferece?
Os nossos serviços destinam-se à venda e aluguer de plataformas aéreas e manipuladores, empilhadores e empilhadores elétricos. A partir deste ano iniciamos um processo de renovação de nosso maquinário para oferecer um melhor atendimento para que nossos clientes possam otimizar seus projetos.
Por que a HomeCoating Rentals decidiu investir em equipamentos de acesso aéreo XCMG?
Em 2019 estabelecemos o objetivo de ter a representação de uma empresa que fabricasse plataformas aéreas. Foi lá que planejamos uma viagem à China e visitamos diversas fábricas, até chegarmos à XCMG.
Ficamos realmente impressionados com o nível, os processos de automação, o controle de qualidade e o serviço. Não é à toa que hoje a XCMG está classificada entre os três maiores fabricantes de equipamentos de construção do mundo, segundo a Tabela Amarela, publicada pela International Construction. Além disso, falando em plataformas aéreas de trabalho em particular, a XCMG está classificada em quinto lugar globalmente na lista de fabricantes Access M20 da Access International.
Com este enquadramento decidimos apostar na XCMG e desde esse mesmo 2019 conseguimos ter um acordo comercial que nos permitiu crescer juntos. Graças a esse relacionamento, hoje as máquinas XCMG têm grande presença no mercado chileno.
Quais benefícios a empresa espera obter com esta aquisição?
O aumento do número de máquinas irá permitir-nos aumentar a nossa faturação mensal em pelo menos 35%.
Por outro lado, estamos incorporando equipamentos telescópicos e para terrenos acidentados com 18 metros de altura. Isso nos permite ampliar as possibilidades de locação de máquinas para trabalhos maiores.
Quantos equipamentos a frota possui atualmente?
Atualmente contamos com 130 plataformas, onde cerca de 60% são tesouras elétricas com capacidade de trabalho de 8 a 16 metros de altura. Os outros 40% do percentual são distribuídos por braços articulados, manipuladores e empilhadeiras.
Com esta compra de US$ 1 milhão chegaremos a 180 máquinas.
Que desafios a empresa enfrenta atualmente?
Temos desafios permanentes que devemos trabalhar no dia a dia, mas em termos gerais podemos resumi-los em cinco pontos fundamentais:
- Continuar posicionando nossa aliança com a XCMG.
- Aumentar nosso percentual de faturamento em aluguel e venda de equipamentos.
- Fortalecer nosso relacionamento com a IPAF.
- Promover a melhoria do nosso serviço técnico.
- Expandir nossos negócios para regiões.
Como você acha que a empresa evoluirá nos próximos anos?
A empresa estabeleceu metas importantes. Esperamos ter uma frota de 350 máquinas até 2025. Nesse mesmo sentido, queremos também crescer em altura e adquirir equipamentos telescópicos de 43 e 58 metros.
Da mesma forma, esperamos aumentar o nosso volume de negócios em mais de 100%.
Ser líder no mercado de plataformas aéreas é um dos desafios mais importantes da empresa.