Sany apresenta automação elétrica em mineração
14 July 2020
A chinesa Sany informou que em junho deste ano dois caminhões mineradores elétricos não tripulados SKT90E realizaram conexão 5G com uma escavadeira controlada remotamente, o que significa um novo passo rumo à operação mineradora totalmente autônoma e conectada.
Segundo a empresa, estes dois caminhões demonstraram capacidade de identificação e posicionamento de alto nível, realizando uma tomada de decisões oportuna, e um planejamento de rota preciso no local de operação.
O desvio do controle horizontal da operação não tripulada se pôde manter abaixo dos 30 cm, e o caminhão pôde completar de maneira independente o percurso, a carga, a descarga de materiais e, finalmente, estacionar.
A adoção de um sistema de energia elétrica resolve a possível escassez de combustível em grandes altitudes, e a tecnologia de condução não tripulada faz com que a operação seja mais segura numa área onde os deslizamentos de terra são comuns.
Com o suporte de uma integração de múltiplas tecnologias de detecção que incluem radar de onda milimétrica, radar laser e sensor visual, o caminhão pode escanear e rastrear obstáculos dentro de 150 metros. Também pode implementar uma faixa de distância e identificação dentro de 100 metros em resposta a diferentes climas em diferentes estações.
Segundo a Sany, a tomada de decisões inteligente inclui a criação de uma mapa tridimensional de rotas na mina com radar laser, contorno de obstáculos independente e condução otimizada pela pista definida.