Impacto das tecnologias de AR/VR no setor de construção em destaque

O setor de construção está à beira de uma mudança profunda com a integração das tecnologias de realidade virtual e aumentada (AR/VR). Esses avanços prometem uma redefinição radical do design, do planejamento e da execução de projetos de construção. O potencial colaborativo dessas tecnologias se estende ao gerenciamento de projetos, ao treinamento de segurança e à solução de problemas do cliente, mostrando uma trajetória transformadora para o setor, afirma a especialista em análise e dados GlobalData.

La industria de la construcción está al borde de un cambio profundo con la integración de tecnologías de realidad virtual y aumentada (AR/VR) O setor de construção está à beira de uma mudança profunda com a integração das tecnologias de realidade virtual e aumentada (AR/VR) (Imagem: AdobeStock / Monopoly919).

Saurabh Daga, diretor associado de projetos de tecnologia disruptiva da GlobalData, comenta que “a integração de AR/VR na construção pode transformar o design e o planejamento. A realidade aumentada permite a visualização e os ajustes em tempo real, reduzindo erros e revisões. A realidade virtual mergulha as partes interessadas em representações 3D do projeto, promovendo o alinhamento antes da construção. Essas tecnologias podem ajudar a otimizar o gerenciamento de projetos e a colaboração, permitindo a interação em tempo real de qualquer lugar. Elas também melhoram o treinamento de segurança ao simular riscos no local em ambientes virtuais, reduzindo o risco de acidentes.

As tecnologias de AR/VR estão remodelando os setores imobiliário e de construção, como exemplificado pela recente colaboração entre a startup americana Vizalogix e a fornecedora de soluções de construção Texada. Essa parceria combina a solução de videochamada aprimorada por AR da Vizalogix com a plataforma da Texada, que facilita uma melhor comunicação entre os revendedores e técnicos de equipamentos de construção, permitindo a rápida resolução dos problemas dos clientes.

O Disruptor Intelligence Center da GlobalData cita desenvolvimentos significativos de AR/VR no setor de construção, incluindo o aplicativo de AR da Trimble, com sede nos EUA, para trabalhadores da construção, o headset de AR da startup de tecnologia de construção XYZ Reality, do Reino Unido, para fornecer modelagem de informações de construção (BIM) no local e o sistema de monitoramento de saúde de equipamentos com infusão de IoT e realidade estendida (XR) do fabricante de equipamentos de construção ACECO.

Daga conclui: “Como o setor de construção continua a adotar a AR/VR, o potencial dessas tecnologias é imenso. Espera-se que elas se tornem elementos revolucionários nos processos de construção, promovendo mais avanços em eficiência, segurança e qualidade. No entanto, o setor enfrenta desafios como a necessidade de investimentos iniciais significativos, treinamento especializado da força de trabalho e integração com as infraestruturas tecnológicas existentes. Enfrentar esses desafios é fundamental para concretizar totalmente o potencial da AR/VR na construção.”

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL