Cummins, Daimler e Paccar se juntam para desenvolver baterias para caminhões elétricos
13 September 2023
A Accelera by Cummins, Daimler Truck e PACCAR deterão, cada uma, 30% e controlarão conjuntamente a joint venture, que inicialmente se concentrará na família de tecnologia de baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) para caminhões comerciais elétricos a bateria.
A Accelera, unidade de negócios de emissão zero da Cummins, formou parceria com a Daimler (controladora da Mercedes-Benz) e com a Paccar (dona da DAF) para desenvolver e produzir células de baterias nos Estados Unidos. As peças serão destinadas a veículos elétricos.
Accelera é a nova marca do novo segmento de negócios de energia da Cummins, lançado em 8 de março de 2023.
O negócio é estratégico considerando que não apenas essas fabricantes, como as demais que compõem o setor automotivo, demandam cada vez mais componentes para baterias para modelos elétricos.
Daimler, Accelera e Paccar deterão, cada uma, 30% da joint venture, que inicialmente se concentrará no desenvolvimento de tecnologia de baterias para caminhões comerciais elétricos.
“Nossa visão é a tecnologia de bateria da mais alta qualidade produzida localmente para aprimorar as operações de nossos clientes e ajudá-los a atingir suas metas operacionais e ambientais”, disse Preston Feight, CEO da PACCAR.
De acordo com Martin Daum, CEO da Daimler Truck, “a Daimler Truck, as parcerias e o foco estrito nos custos e na alocação inteligente de capital são as principais alavancas para ter sucesso no caminho em direção ao transporte sustentável. Esta joint venture planejada permite economias de escala além da Daimler Truck. É uma peça-chave da nossa estratégia de industrialização de baterias, garantindo o acesso à tecnologia certa de células de bateria ao custo certo.”
Está no radar investimento de até US$ 3 bilhões na construção de uma linha de montagem. A fabricante de células de bateria LFP EVE Energy também atuará como parceira tecnológica, com participação de 10% no negócio.
As empresas acreditam que a parceria criará a escala necessária para fabricar baterias para EVs a um custo efetivo, oferecendo valor aos clientes de veículos comerciais na América do Norte.