12 coisas que você deve ver na Intermat 2024

22 April 2024

A longa espera pela Intermat , uma das maiores feiras de construção da Europa, que teve lugar pela última vez em 2018, está quase no fim.

Conceito atualizado da carregadeira autônoma RogueX2 da Bobcat (Imagem: Bobcat)

A mostra, que acontece de 24 a 27 de abril no Parc des Expositions de Villepinte, perto de Paris, França, pretende ter 1.000 expositores até sua inauguração, cobrindo uma área de 80.000 metros quadrados (m²).

A sua ausência involuntariamente longa foi resultado da pandemia de Covid-19 e no seu regresso foi reduzida de seis para quatro dias.

Com espaços expositivos internos e externos, a mostra é dividida em cinco categorias de alto nível: Terraplenagem, demolição e transporte; Estradas, minerais e fundações; Construção, engenharia civil e indústria do betão; e Elevação e manuseio. O quinto elemento, novo para Intermat 2024, são Novas tecnologias e energia.

Então, o que você não deve perder se estiver entre os 180.000 visitantes esperados na feira durante seus quatro dias?

Aqui estão 12 coisas que você deve ver:

1) A segunda iteração do conceito de carregador autônomo da Bobcat, RogueX2

A Bobcat está preparada para revelar seu novo conceito de carregador autônomo RogueX2, que é a segunda iteração do sistema RogueX original apresentado na ConExpo do ano passado em Las Vegas, EUA.

RogueX2 é uma máquina conceitual totalmente elétrica e autônoma que possui uma bateria de íons de lítio, sistema de acionamento elétrico e cinemática de elevação e inclinação acionada eletricamente sem sistema hidráulico.

A máquina também elimina a necessidade de operador e, como resultado, foi projetada e construída sem cabine.

A Bobcat também apresentará pela primeira vez uma nova linha de manipuladores telescópicos rotativos na Intermat. A nova gama oferece nove modelos motorizados Stage V para o mercado europeu (para alturas de elevação de 18 a 39 m) e quatro máquinas Stage IIIA para venda no Médio Oriente e África (abrangendo alturas de elevação de 18 a 26 m).

E a Bobcat apresentará uma linha de produtos de energia portáteis, com o novo compressor de ar portátil PA12.7V sendo apresentado pela primeira vez na feira.

A empresa estará no estande E127 do Hall 5b.

2) Motor de combustão de hidrogênio específico para fora de estrada da Cummins

Motor OEM Cummins já apresentou seu motor de combustão interna a hidrogênio B6.7H, parte da linha de motores agnósticos de combustível da empresa, em uma série de eventos do setor.

A nova unidade base Celsicom TC603 (Imagem: Celsicom)

Mas na Intermat 2024, a empresa deverá apresentar uma versão do novo motor H2 IC que apresenta alterações específicas para suportar o uso em aplicações fora de estrada.

As alterações no motor, que tem uma potência/torque de pico de 216 kW/1.200 Nm, abrangem uma série de componentes recentemente desenvolvidos destinados a ciclos de trabalho pesados, com periféricos do motor também atualizados para serem mais robustos em ambientes agressivos.

De acordo com Laurent Di Vito, gerente de Vendas de Motores para Aplicação e Produção da Cummins França, o plano é lançar todas as variantes da linha de motores B6.7 ao longo de 2026 e 2027, o que provavelmente coincidirá com os novos regulamentos de emissões do Estágio 6.

Junto com esta nova variante fora de estrada do B6.7H ICE, a Cummins também mostrará seu novo sistema de armazenamento de combustível de hidrogênio NProxx. Para fornecimento de combustível H2 a máquinas equipadas com ICEs H2 e células de combustível, os tanques armazenam combustível a 700 bar e dispensam a 10 bar. Os tanques podem ser instalados em locais remotos e depois removidos para reabastecimento antes de serem devolvidos ao local.

3) Nova tecnologia de medição de umidade de concreto

A empresa sueca Celsicom desenvolveu um sistema concebido para medir a humidade no betão, além de uma série de outros dados importantes, incluindo temperatura, resistência do material e níveis de dióxido de carbono ou rádon.

Para medir a umidade/teor de umidade do concreto, dois fios de termopar são fixados em parafusos de pólo na unidade base TC603, sendo um localizado dentro do molde de concreto e outro na borda do material para medir as condições ambientais. Os sinais recebidos são então interpretados pelo sistema remoto e exibidos no dispositivo através do sistema Celsiview.

A unidade possui um cartão SIM compatível com redes de todo o mundo, permitindo que dados de tempo, temperatura e até mesmo tipo de concreto sejam enviados para qualquer lugar. O usuário também pode inserir um limite predefinido que, quando atingido, pode enviar automaticamente um alerta.

4) A estreia de demonstração das máquinas autônomas Concept-X 2.0 da Develon

A Develon (anteriormente conhecida como Doosan Construction Equipment) realizará a primeira demonstração na Europa do seu equipamento de construção sem cabos Concept-X 2.0, controlado remotamente (autônomo) na Intermat.

A Developon revelou a primeira iteração da inovação, Concept-X, em 2019 e demonstrou-a na Coreia no mesmo ano.

Motor a hidrogênio B6.7H da Cummins (Foto: Cummins)

A Intermat contará com a versão atualizada, Concept-X 2.0. Tanto uma escavadeira de esteira autônoma DX225-CX quanto um trator DD100-CX estão configurados para operar na área de exibição. Entre as novas atualizações ser demonstrados são:

Condução autônoma e controle da lâmina com base no sistema global de navegação por satélite (GNSS)

Classificação 3D automatizada com acessório tiltrotator

carregamento automáticos aprimorados com base em aprendizado de máquina

Tecnologia avançada de segurança E-Stop

A nova DX20ZE de 2 toneladas, a primeira miniescavadeira elétrica que a Develon produziu em massa, também aparecerá na área de demonstração, em mais uma estreia mundial da empresa na feira de Paris.

Eles estarão presentes em uma ampla gama de máquinas, desde equipamentos compactos até máquinas pesadas.

A Develon estará presente na Área Outdoor EXT5, Stand F002.

5) A próxima geração de carregadeiras de rodas da Hitachi é o centro das atenções

A Hitachi Construction Machinery (Europa) exibirá o modo de última geração de sua linha de carregadeiras de rodas compatível com Stage-V. A ZW310-7 possui visibilidade total, com o sistema de câmera Aerial Angle que oferece uma visão panorâmica de 270 graus do local de trabalho. Também possui um sistema de detecção e alerta de obstáculos traseiros que alerta os operadores se algo estiver muito próximo da traseira da máquina.

Entretanto, a cabina foi redesenhada para ser mais confortável e a Hitachi afirma que tem alguns dos níveis de ruído e vibração mais baixos do mercado.

É uma das 10 máquinas Hitachi que estarão em exibição na feira, desde as menores (duas miniescavadeiras recentemente atualizadas, a ZX26U-6 e ZX33U-6) até as maiores (a escavadeira para aplicações especiais ZX390TC-7 e a ZW310- carregadeira de 7 rodas). Dois novos modelos elétricos, o ZX55-6EB e o ZE135-7EB, e diversas máquinas Zaxis-7 com baixo consumo de combustível: as escavadeiras de rodas ZX95W-7 e ZX135W-7 e as escavadeiras de esteira ZX95USB-7 e ZX225USLC-7 também aparecerão.

6) A estreia europeia da nova escavadora de rastos pesada da Kobelco

Dozer Concept-X 2.0 sem cabine (Foto: Develon)

A novíssima escavadeira de esteiras pesadas SK520LC-11E da Kobelco dominará o estande de 1.500 m² da empresa, em sua estreia na Europa.

Com 53t, a nova máquina é mais pesada que a sua antecessora, a SK500-11, o que, segundo Kobelco, proporciona maior estabilidade, além de oferecer maior força da caçamba e do braço para melhor desempenho geral de elevação. Agora ele usa um motor Isuzu em vez do Hino instalado no SK500.

Outra novidade é a nova SK380SRLC-7, a maior escavadeira de raio curto da Kobelco e que substitui a 380SRLC. Tem 6% mais potência, utilizando motor Isuzu de 210 kW, e o intervalo de troca do filtro de partículas diesel (DPF) foi aumentado de 4.500 horas para 8.000 horas. O estande da Kobelco incluirá uma área dedicada para suas escavadeiras de raio curto.

A empresa – que destaca seu novo slogan “construído para desempenho” na Intermat – apresentará diversas escavadeiras mini e midi e, no lado da demolição, terá a SK350DLC-11E, que é uma atualização do modelo -11, agora usando um Motor Isuzu em vez de Hino.

7) Dois novos protótipos misteriosos da Komatsu

A Komatsu promete exibir pela primeira vez dois novos protótipos ainda não anunciados na Intermat, bem como um ‘stand virtual’ que oferecerá um vislumbre das inovações que o gigante OEM japonês lançará em um futuro próximo.

As máquinas elétricas também terão grande destaque. A Komatsu apresentará sua nova PC138E-11 – uma versão elétrica de suas escavadeiras PC138 de 13t. Será uma das 30 máquinas que a gigante OEM japonesa trará à capital francesa para a feira.

Isso ocorre quando a Komatsu chega ao final do seu exercício financeiro de 2023 (31 de março de 2024), o que sinaliza o início do primeiro ano para a introdução no mercado de suas máquinas elétricas.

Juntamente com a PC138E-11, que será equipada com um kit Smart Construction 3D Machine Guidance, a Komatsu também dará lugar de destaque à sua escavadeira elétrica de classe de 20 toneladas equipada com baterias de íons de lítio, a 210LCE-11, e uma escavadeira mundial. versão com cabine de estreia de sua miniescavadeira elétrica PC33E-6, também equipada com baterias de íons de lítio.

Também estarão em exposição as escavadeiras de rodas PW168-11 e PW198-11, recentemente lançadas, ambas com oscilação traseira reduzida.

E ao ar livre, adjacente ao estande principal, máquinas maiores, incluindo a mais recente escavadeira PC950-11, o caminhão basculante rígido HD605-8 e a máquina de demolição de alto alcance PC390HRD-11 com sistema de troca rápida de lança K100, estarão em exibição estática.

A Komatsu ocupará um espaço de destaque no Hall 5b.

8) A estreia do enorme guindaste telescópico sobre esteiras LTR 1150 da Liebherr

A Liebherr fará a estreia mundial de seu guindaste telescópico sobre esteiras LTR 1150, após a expansão de sua linha para um modelo de 150 toneladas.

O novo guindaste oferece 50% mais capacidade de carga do que o LTR 1100 e, pela primeira vez em guindastes telescópicos sobre esteiras, possui o VarioBase da Liebherr, que o controle do guindaste utiliza para determinar a melhor capacidade de carga possível, dependendo da largura da via e do ângulo de rotação.

É uma das cerca de 20 máquinas e uma série de tecnologias expostas pela Liebherr em seu estande de 3.264 m², abrangendo os segmentos de produtos de guindastes de torre, guindastes móveis e sobre esteiras, componentes, tecnologia de movimentação de terras, máquinas para fundações profundas e tecnologia de concreto.

Mas o estande da OEM não será estruturado por produtos. Em vez disso, concentrar-se-á em três áreas temáticas: impulsionar a tecnologia, a digitalização e os serviços.

Na feira, a Liebherr apresentará uma gama de diferentes tecnologias de energia, como o Liduro Power Port, um sistema móvel de armazenamento de energia para fornecer energia a canteiros de obras em locais remotos que não possuem uma infraestrutura eletrônica adequada.

Outros produtos em exposição incluem a escavadeira de esteiras R 972 da geração 6.2 com capacidade operacional de aprox. 72 toneladas com o Bucket Fill Assist (BFA) da Liebherr. A empresa afirma que o sistema facilita um melhor nível de enchimento da caçamba, tempos de ciclo mais rápidos e melhor penetração do material.

Uma série de máquinas elétricas será exibida, incluindo o guindaste móvel de construção MK 140-5.1; a primeira carregadeira elétrica de rodas Liebherr, a L 507 E; um novo caminhão betoneira elétrico, o ETM 1205 com acionamento elétrico por tambor; e o manipulador telescópico T 33-10 que possui três opções de acionamento: óleos vegetais hidrotratados (HVO) como contrapartida de baixa emissão ou aditivo a combustíveis fósseis, acionamento elétrico por bateria; ou um acionamento híbrido composto por um motor de combustão e um motor elétrico.

A Liebherr pode ser encontrada na área Ext 6 C 051.

9) A primeira aparição na Europa dos novos manipuladores telescópicos e escavadeiras de demolição Sany

A OEM chinesa Sany, que estabeleceu uma subsidiária francesa ao sul de Paris no final do ano passado, fará a estreia europeia de um trio de manipuladores telescópicos e uma escavadeira na Intermat.

Os três manipuladores telescópicos de fabricação chinesa são modelos de 7m, 14m e 18m. As duas máquinas maiores – a STH1440 e a STH1840 estão sendo mostradas como protótipos na Intermat, mas estarão em plena produção em abril.

Outra novidade será uma escavadeira de demolição de 36t para adicionar ao modelo SY500HRD de 50t visto na feira Bauma em Munique em 2022.

10) Sistema de pavimentação rodoviária eletrificada da Secmair

Parte do Grupo Fayat, a Secmair é uma empresa francesa especializada no desenvolvimento e produção de equipamentos de manutenção rodoviária.

Na Intermat 2024, a Secmair apresentará The Box, a primeira de uma linha de unidades autônomas puramente elétricas projetadas especificamente para construção/manutenção de estradas. Neste caso, o equipamento destina-se a fornecer pulverização asfáltica como camada de vedação superior durante o recapeamento de estradas.

Diz-se que esse desenvolvimento inovador oferece uma série de benefícios em relação às versões anteriores. Por exemplo, novos níveis de isolamento do tanque significam que o sistema tem o dobro da eficiência térmica das máquinas concorrentes. Isso ajuda a manter a temperatura da mistura asfáltica, reduzindo o consumo de energia e as emissões relacionadas.

O sistema elétrico integrado pode fornecer até oito horas de operação contínua; isso é ampliado ainda mais por painéis solares padrão instalados no telhado.

A Box pode ser instalada em qualquer veículo doador adequado, com o design independente oferecendo mais liberdade do que anteriormente disponível no que diz respeito à seleção do veículo.

11) O “caminho de descarbonização” com tudo incluído da Volvo

A Volvo está preparada para apresentar o que chama de “caminho de descarbonização com tudo incluído” para a indústria da construção, apresentando equipamentos elétricos a bateria e veículos comerciais, protótipos de células de combustível de hidrogénio e soluções de carregamento eficientes.

O protótipo de célula de combustível de hidrogênio em questão é o caminhão articulado HX04 da Volvo, apresentado pela primeira vez em 2022. Ele aparecerá no estande de 1.500 m² da Volvo ao lado de outras inovações como a escavadeira elétrica EC230 de 23 toneladas e a nova carregadeira elétrica de rodas L120, bem como algumas máquinas menores, como a escavadeira elétrica EC18.

A Volvo também planeia colocar uma forte ênfase nos serviços, exibindo tecnologias como o Mapa Conectado e o Gestor de Tarefas, o seu modelo de Equipamento como Serviço e os seus Serviços de Peças e Tempo de Atividade, como o seu Programa de Redução de CO2.

12) Máquinas “ambientalmente compatíveis” da Wirtgen

O Grupo Wirtgen apresentará uma série de máquinas e tecnologias “ambientalmente compatíveis” destinadas a reduzir a pegada de carbono da indústria da construção.

Os destaques incluirão o britador de impacto móvel Kleemann Mobirex MR100(i) NEOe e o HD 12e elétrico de 2,7 t da Hamm, da linha HD CompactLine de rolos tandem. Ambos aparecerão pela primeira vez em uma feira do setor na França.

As minipavimentadoras Mini 500 e Mini 502 da Vögele, projetadas para serem leves e ágeis o suficiente para realizar tarefas de pavimentação em canteiros de obras apertados, também farão uma aparição na feira, à frente de suas contrapartes elétricas, a Mini 500e e a Mini 502e, que estarão disponíveis no final. deste ano.

E a última geração de queimadores de Benninghoven, capazes de funcionar com hidrogênio 100% verde pela primeira vez, também estará em Paris para reforçar as credenciais de sustentabilidade do Grupo Wirtgen.

O estande de 700 m² do Grupo Wirtgen ficará no Hall 5a (G158).

timer trk_px

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL