5 dicas simples para ajudar os empreiteiros a manter os custos de aluguel baixos
09 April 2024
O segmento de aluguer estava preparado para avançar – as expectativas originais da ARA previam um crescimento de 7,6% para 2023 e 3,1% para 2024 – mas talvez não tão rapidamente. Os números ajustados, previstos em novembro passado, mostraram aumentos significativos: espera-se que 2023 registre um aumento de 11,8% no ano e 2024 seja atualizado para um crescimento de 7,1%.
Para Josh Nickell, vice-presidente do segmento de equipamentos da ARA, é um sinal de que a indústria está se afastando de uma economia de propriedade.
“Acho que muitos empreiteiros estão percebendo que não precisam ser donos de tudo, e a América sempre foi uma economia de propriedade”, disse Nickell, observando que as gerações mais jovens que entram no mercado de trabalho estão mais familiarizadas e confortáveis com o compartilhamento de responsabilidades. A popularidade dos aplicativos de compartilhamento de viagens ou aluguel de casas é um sinal de que “mais empreiteiros estão mais confortáveis com o aluguel. Eles cresceram com essa ideia.”
Jason Perez, CEO da Yardz – uma empresa de tecnologia de aluguer de construção – observou, no entanto, que com o crescimento do sector podem surgir custos acrescidos para os empreiteiros.
“O primeiro passo para resolver esta questão é compreender os factores que estão a contribuir para o aumento dos custos de aluguer”, disse, salientando que “as flutuações económicas, o aumento da procura de serviços de construção, a escassez no fornecimento de equipamentos e os custos de manutenção mais elevados dos equipamentos estão entre os principais motivadores.
“Estes factores combinam-se para criar um mercado em que os preços dos alugueres aumentam consistentemente, colocando encargos financeiros adicionais sobre os empreiteiros”, acrescentou.
Com a proporção de imóveis alugados e próprios aumentando no mercado interno, Perez sugeriu que os custos de aluguel não diminuirão tão cedo.
Ele disse que os empreiteiros dos EUA seguem estas cinco dicas para se manterem à frente dos custos crescentes:
1) Negociar taxas iniciais
Perez disse que o primeiro passo que os empreiteiros podem dar para gerenciar os custos de aluguel é negociar as taxas.
“Assim como negociar a compra de um carro, é fundamental compreender a taxa de mercado e alavancar preços competitivos”, disse Perez, acrescentando que o preço listado nem sempre é o que parece. “Os empreiteiros devem estar cientes de que as locadoras têm flexibilidade de preços e podem oferecer descontos significativos nas tarifas listadas.”
Ele sugeriu compreender tanto as taxas das empresas nacionais como as taxas regionais e aproveitar os custos como parte das negociações.
“A negociação de taxas nacionais pode ser benéfica em alguns casos, dependendo das suas principais áreas de negócio”, disse Perez. “As tarifas regionais podem ser mais competitivas quando se faz negócios em mercados de custos mais baixos.”
Perez observou que os construtores também precisam saber o que a concorrência está fazendo. Nem todas as máquinas em qualquer estação podem ser negociadas.
“Tenha em mente: a negociação de taxas específicas do projeto pode ser necessária quando tipos muito específicos de equipamentos estiverem em alta demanda por longos períodos de tempo”, disse ele.
Nickell acrescentou que conhecer as condições macro e microeconômicas pode ajudar muito na busca por aluguéis acessíveis.
Embora as taxas de juro mais elevadas e a incerteza geral relativamente à economia possam manter as taxas inflacionadas, encontrar um revendedor fiável pode ser uma escolha muito mais segura em comparação com a propriedade em tempos de incerteza, de acordo com Nickell.
“Quando você olha para a economia como um todo, ela não é necessariamente ruim e nem necessariamente boa”, disse ele. “Há alguma incerteza nisso e certamente o financiamento é caro neste momento, portanto, ser capaz de transferir algumas dessas complexidades para uma empresa que é realmente boa em gestão de frotas, muito boa em gestão do ciclo de vida de equipamentos; [permite que um empreiteiro] se concentre em alinhar trabalhos, sendo o melhor nesses trabalhos, em vez de gerenciar qual equipamento é necessário para este local de trabalho.”
2) Gerenciar recebimentos de taxas
“Depois de garantir as taxas negociadas, certifique-se de que essas taxas sejam aplicadas de forma consistente e precisa”, disse Perez. “O gerenciamento vigilante de faturas ajuda os empreiteiros a verificar se estão sendo cobrados as taxas acordadas.”
Embora esta seja uma boa prática geral para qualquer empresa, o CEO da Yardz disse que verificar as taxas acordadas e contestar cobranças inesperadas pode reduzir perdas financeiras agravadas.
Este conselho pode ser mais prudente para empreiteiros que trabalham em vários locais ao mesmo tempo. Mais trabalho pode levar a menos atenção aos detalhes ou falhas de comunicação.
“Falha de comunicação e erros de cobrança podem levar a cobranças excessivas, por isso você deve revisar regularmente as faturas em relação às taxas contratadas”, disse Perez, observando que software de computador atualizado pode ser vital. “Ter um sistema ou programa que automatize a comparação das suas tarifas negociadas com as que foram efetivamente contratadas pode economizar muito tempo e dinheiro todos os meses.”
Nickell observou que foi um passo além e sugeriu usar o gerenciamento de comunicação e informações como um meio de promover um relacionamento mais estreito com uma locadora.
“Acho que o maior retorno financeiro, especialmente para um pequeno empreiteiro, é realmente ter um relacionamento forte com uma locadora e planejar com antecedência e usá-los mais como consultores, em vez de apenas como fornecedores de equipamentos”, disse ele. “Deveríamos ser os especialistas com o equipamento, então, em vez de ligar e dizer: ‘Preciso de uma plataforma tipo tesoura de 19 pés’ e pedir a mesma coisa que você sempre pede, ligue e explique o trabalho, e eles podem realmente tenha equipamentos mais eficientes ou mais eficazes para o tipo de projeto em que você está.”
3) Obtenha visibilidade e controle sobre os ativos
A tecnologia moderna e a recolha de dados são fundamentais aqui, como Perez observou que a facilidade de compreensão da produtividade de uma máquina melhorou enormemente.
“25% dos equipamentos alugados podem não ser verificados, gerando ineficiências e custos desnecessários. Os empreiteiros devem implementar sistemas que permitam o rastreio e monitorização de todos os equipamentos, garantindo uma utilização óptima e evitando alugueres redundantes”, afirmou.
Muitas locadoras também incorporaram esse recurso em seu espírito. Seja rastreando a utilização de máquinas ou usando dados para gerenciar as horas de trabalho e a localização de uma frota, encontrar um grupo de aluguel com ferramentas avançadas pode ajudar a compensar a necessidade interna deles.
“Não creio que o custo do aluguer tenha acompanhado o custo do equipamento, porque as empresas de aluguer trabalham de forma muito eficiente e em grande escala”, disse Nickell, acrescentando que as máquinas, utilizando ferramentas modernas, podem ser divididas entre vários empreiteiros num determinado dia. sem dores de cabeça logísticas.
“Você pode obter uma utilização realmente alta do seu equipamento”, continuou ele. “Na verdade, você está distribuindo esse custo para mais pessoas. Nos últimos dois anos, vimos uma utilização recorde de equipamentos na indústria, o que nos permitiu distribuir um pouco mais esses custos.”
condições de cancelamento e alertas automatizados
A hipervigilância da condição da unidade de locação antes, durante e após o uso, e a documentação dessa condição, também podem economizar dinheiro dos empreiteiros.
Perez referiu-se às “histórias de terror” do setor, em que um empreiteiro recebe uma conta elevada por reparos ou danos a uma unidade alugada. Em alguns casos, as tripulações dos empreiteiros podem não ter sido culpadas.
“É por isso que documentar tanto a condição de entrega quanto a condição de liberação do equipamento alugado é fundamental”, disse ele. “Formulários de inspeção eletrônicos com perguntas detalhadas e, o mais importante, documentação fotográfica podem fazer uma diferença significativa.”
A automação de alertas de comunicação, que rastreiam as datas de término dos equipamentos, também pode evitar sobretaxas dispendiosas.
“Um sistema que fornece visibilidade em nível de equipe de projeto, juntamente com a implementação de sistemas de alerta automatizados para datas de término de aluguel, pode evitar esses descuidos, garantindo o retorno oportuno e nenhum equipamento esquecido deixado em campo”, disse Perez.
Nickell observou que esses serviços também estão se tornando comuns no segmento de aluguel.
“Vemos muito mais locadoras investindo na digitalização de sua frota do ponto de vista das especificações, do ponto de vista do projeto do usuário, do ponto de vista de reservas, pagamento de contas e rastreamento de sua frota atual e seu pedido atual”, disse ele. “Acho que todas essas coisas e a acessibilidade on-line são algo que os empreiteiros estão pedindo mais agora e que as locadoras podem oferecer.”
5) Aluguel de longo prazo, em massa e em pacote
Sempre que possível, os empreiteiros são aconselhados a garantir taxas mais baixas através de alugueres de longa duração ou de equipamentos de granel ou embalagem.
“Considere negociar contratos de aluguel de longo prazo em vez de curto prazo”, aconselhou Perez. “Os aluguéis de longo prazo geralmente vêm com taxas mensais mais baixas, proporcionando economias substanciais ao longo do tempo, especialmente para equipamentos que são necessários e utilizados regularmente.”
Se forem necessários vários equipamentos, disse Perez, as locadoras geralmente oferecem descontos para pedidos grandes ou agrupados.
Especialmente para empregos modernos que possam exigir normas de emissões ou de sustentabilidade, a encomenda em massa de uma frota eléctrica, por exemplo, poderia poupar muito dinheiro aos empreiteiros.
“Muitos empreiteiros não estão nesses locais de trabalho todos os dias”, observou Nickell, acrescentando que muitos ainda estão céticos de que as máquinas de eletrificação sejam confiáveis ou atendam às suas necessidades. “Se você está em um trabalho com requisitos de sustentabilidade ou CO2, você tem o equipamento necessário para esse trabalho, mas não precisa investir nisso ainda. É um risco muito caro de se correr, e é muito bom quando você pode, por falta de um termo melhor, transferi-lo para a locadora, porque as locadoras são projetadas e construídas para lidar com esse risco.”
Tecnologia de dados pode auxiliar o mercado de construção de aluguel
No geral, embora o mercado de arrendamento possa estar a ficar mais caro para os empreiteiros, existem muitas ferramentas para gerir e potencialmente reduzir despesas.
Uma estratégia fundamental é a adoção de novas tecnologias de dados.
Embora a execução de práticas comerciais convencionais (negociação, gestão interna, localização de revendedores confiáveis) continue importante, Perez concluiu que a adaptação à modernização da indústria é facilitada com as novas tecnologias.
“Existem plataformas de software de terceiros que simplificam esses processos, permitindo que os empreiteiros solicitem, validem e gerenciem taxas; automatizar a visibilidade do aluguel em nível de projeto para as equipes; inspecionar e documentar as condições dos equipamentos; e enviar alertas de aluguel para fim de aluguel e comunicar liberação (cancelamentos) em um clique”, disse Perez. “Esta tecnologia permite que os empreiteiros tomem decisões informadas rapidamente, reduzindo os encargos administrativos e concentrando-se na otimização dos custos de aluguer.”
“À medida que a indústria evolui, a adoção destas estratégias e ferramentas será crucial para que os empreiteiros permaneçam competitivos e rentáveis num cenário económico desafiante”, disse ele.
E para Nickell, ele está ansioso para ver como máquinas mais avançadas podem chegar às mãos até mesmo das menores empresas contratantes. Ele prevê um futuro em que locadoras e empreiteiros trabalharão remotamente e de forma colaborativa.
“Se você tivesse alguns recursos de assistência ao motorista no equipamento, a capacidade de operá-los remotamente, e se alguém pudesse ir de um local de trabalho para outro remotamente, então a quantidade de eficiência que você veria seria simplesmente infinita”, sugeriu ele.
|