IPAF aposta no e-learning
18 October 2016
Após o lançamento do e-learning IPAF nos Estados Unidos, como parte do programa de formação teórico para operadores de Plataformas Elevatórias Móveis de Trabalho (PEMT), este será brevemente implementado internacionalmente, nos mais diversos idiomas e em vários países, incluindo o Brasil e outros países da América Latina.
O lançamento foi o resultado de dois anos de avaliações, de desenvolvimento contínuo e de testes. A IPAF revela agora um módulo de e-learning de alta qualidade que oferece flexibilidade e ferramentas interativas.
"A tecnologia de e-learning trará um novo conceito de aprendizagem, com maior flexibilidade para os operadores, sem alterar a qualidade e a confiança no conteúdo do treinamento”, avalia Antonio Barbosa, Gerente IPAF para América Latina.
A experiência de e-learning traz várias vantagens para a formação dos operadores. É flexível. Os alunos realizam a parte teórica do curso online – a qualquer hora, em qualquer lugar, em qualquer dispositivo, ao seu próprio ritmo, usando o mesmo material de uma sessão de sala de aula e aprendem as mesmas matérias.
Tim Whiteman, CEO da IPAF, disse: "O e-learning atende a diferentes estilos de aprendizagem. Oferece diversas ferramentas para ajudar os alunos a aprender de uma forma mais adequada às suas aptidões e interesses. Por exemplo, algumas pessoas aprendem melhor através de textos e beneficiam-se mais de um ambiente do tipo leitura/escrita/aula. Outros são alunos que tiram mais proveito com atividades e exercícios práticos."
O e-learning da IPAF usa ferramentas interativas e envolve os operadores através de jogos, testes, vídeos e simulações para ajudá-los a reter o conhecimento e competências necessários para suas operações diárias.
O e-learning para operadores não substitui a componente de formação prática. Os alunos que concluírem a sessão online deverão ainda passar por um exame teórico supervisionado, num centro de formação homologado IPAF e deverão realizar pelo menos meio-dia de formação prática, com o seu respetivo exame, antes de ser emitido um cartão PAL como prova de conclusão da formação de operador.
"O cartão PAL continua a manter a qualidade e importância da formação prática e da avaliação", disse Giles Councell, Diretor de operações da IPAF. "Os alunos podem escolher realizar a parte teórica presencialmente numa sala de aula ou à distância, através do módulo e-learning, mas não fazem exames teóricos on-line. Os candidatos terão sempre que concluir o exame teórico escrito e a parte prática da formação, presencialmente, num centro de formação homologado IPAF."
O programa de formação da IPAF para operadores é certificado pela TÜV, e está em conformidade com a norma ISO 18878. O programa atende o que determina a norma NR-18, Anexo IV, e atende ou excede os requerimentos relevantes da OSHA (Estados Unidos) e as normas internacionais ANSI/CSA.
Já existe mais de meio milhão de cartões PAL válidos no mundo inteiro. Os cartões PAL podem ser verificados online em www.ipaf.org/checkpal. Para mais informações sobre o e-learning da IPAF para operadores visite www.ipaf.org/eLearning.