A “estabilização” do mercado global ajuda o quarto trimestre da Haulotte
14 February 2024
A Haulotte apontou para uma estabilização do mercado internacional em seus resultados positivos do quarto trimestre de 2023 e prevê vendas estáveis para o próximo ano, em parte devido à consolidação em seus principais mercados.
Os resultados mostram um aumento de 13% nas vendas para 199 milhões de euros no trimestre, em comparação com o mesmo período do ano passado. A redução da pressão sobre o fornecimento de componentes e a redução da carteira de pedidos foram fatores que contribuíram para o bom desempenho, disse a empresa.
“Impulsionado pelo crescimento observado no primeiro semestre do ano, o mercado global de plataformas de trabalho aéreo atingiu o nível mais alto já registrado”, acrescentou a fabricante sediada na França.
Nesse contexto, a empresa registrou vendas consolidadas no ano inteiro de 767 milhões de euros, um aumento de 25,7% em relação a 2022, impulsionado pelo forte crescimento nos volumes de vendas e aumentos de preços.
Ganhos regionais
Na Europa, o principal mercado da empresa e que caiu ligeiramente ao longo do ano, registrou um crescimento de vendas de 14% em comparação com o ano anterior, apesar da concorrência cada vez mais intensa, disse.
Na região da Ásia-Pacífico, a Haulotte continuou seu desempenho positivo, com aumento de 18% nas vendas em relação a 2022, impulsionado principalmente pela Turquia e Austrália.
Na América do Norte, onde a Haulotte tem uma presença menor, mas crescente, a empresa continuou seus esforços para penetrar no mercado e registrou um aumento impressionante de 75% nas vendas em comparação com 2023, com o negócio de plataformas aéreas registrando um crescimento de 110%.
Na América Latina, a forte recuperação do mercado nos últimos dois anos, especialmente no Brasil, levou a um aumento de 26% nas vendas em relação ao ano anterior.
No geral, as vendas de equipamentos aumentaram 31%, enquanto a parte de aluguel do negócio cresceu 14% e os serviços, 13%.
O bom nível de atividade no final do ano resultou em uma margem operacional atual, excluindo as diferenças de câmbio, próxima a 4% das vendas em 2023.
“Em um mercado que deve se consolidar, como será visto no segundo semestre de 2023, a Haulotte espera vendas estáveis para 2024”, acrescentou o grupo.