A travessia de dois gigantes amarelos da selva à cidade
27 April 2017
O trabalho de especialistas da empresa colombiana Gecolsa, distribuidora Caterpillar no país, foi responsável pelo resgate de duas escavadeiras que estavam danificadas e presas no meio de uma floresta no interior do país, para afinal levá-las a Bogotá para consertos.
A missão começou no município de Lloró, conhecido como o lugar mais chuvoso do mundo. Ali as escavadeiras CAT se encontravam em condições adversas e não podiam se mover por seus próprios meios. Devido às muitas inclinações e às condições do solo, o transporte poderia danificar ainda mais os equipamentos.
O itinerário das escavadeiras até a capital do país implicou horas de navegação em balsas através do rio Atrato, e um complexo desembarque no município de El Arenal. Partes fundamentais da estrutura das máquinas tiveram que ser removidas e recolocadas quando foi possível, mesmo assim mantendo as funcionalidades essenciais das máquinas.
Já na capital, uma equipe de especialistas iniciou a restauração mecânica, elétrica e estrutural das duas escavadeiras, restabelecendo suas condições originais.
Foram feitos ajustes nos sistemas hidráulicos, em controles, trem rodante, motor, limpeza de isolamentos e uma manutenção corretiva que garante a total funcionalidade dos equipamentos, recebendo uma certificação da Gecolsa.