ArcelorMittal Brasil publica Relatório de Sustentabilidade 2021
17 October 2022
A publicação apresenta as principais iniciativas e resultados, além de dados sobre governança corporativa, riscos, desafios e oportunidades. Com investimentos em curso na operação Brasil, a meta de tornar-se carbono neutro até 2050 e os aportes destinados aos projetos sociais são alguns dos destaques do relatório.
O documento já está disponível no site https://brasil.arcelormittal.com/ sala-imprensa/publicacoes-relatorios.
O Relatório de Sustentabilidade reúne informações sobre diversos aspectos da atuação da ArcelorMittal Brasil e traz uma atualização em sua construção: a adoção de novos temas materiais.
Companhia revela, por exemplo, que fechou o ano de 2021 com autogeração de 44% de energia e compra de 56% de energia elétrica, sendo 90% certificada de matriz renovável.
A meta é alcançar 100% de fontes renováveis até 2030.
Em cada operação, há o gerenciamento do consumo e a distribuição de energia elétrica e gases energéticos nos processos produtivos, como gás de coqueria, gás de alto-forno e gás de convertedor, de acordo com indicadores de eficiência do uso desses insumos energéticos e outros materiais, parte integrante dos sistemas de gestão da qualidade (ISO 9001) e de meio ambiente (ISO 14001).
Esses processos passam por avaliações periódicas das diretorias industriais, assim como por auditorias internas e externas, buscando identificar e incorporar boas práticas e tecnologias mais eficientes. A gestão eficiente de energia é um compromisso de todas as unidades da ArcelorMittal Brasil e está alinhada à diretriz no 6 de sustentabilidade do Grupo: “Usuário responsável de energia, ajudando a criar um futuro com baixa emissão de carbono”.
A empresa busca otimizar o uso dos recursos energéticos e aproveitar os potenciais energéticos disponíveis.
No Espírito Santo, na unidade de Tubarão, a ArcelorMittal Brasil inaugurou, em 2021, a maior planta de dessalinização de água do mar do país, com capacidade inicial para dessalinizar 500 m 3 /hora de água, proporcionando maior segurança hídrica para a empresa e para o estado. O sistema de ponta é resultado de investimentos de R$ 50 milhões e utiliza tecnologia de osmose reversa, bastante comum em países como Israel, Espanha e Estados Unidos, para captação de água do mar
Elaborado com a metodologia Global Reporting Initiative (GRI), - referência mundial para os relatos de desempenho corporativo -, o modelo de materialidade foi criado após quatro etapas (identificação, priorização, análise e mapeamento).
O Relatório de Sustentabilidade destaca ainda as ações de atração e retenção de talentos e na área de diversidade e inclusão; os produtos e soluções desenvolvidos pela empresa em seus laboratórios de inovação e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento.
O material relata ainda o impacto social da empresa (com os programas desenvolvidos pela Fundação ArcelorMittal e diversos projetos apoiados) e as principais premiações recebidas ao longo do ano de 2021.