Argos continua com números excelentes
24 July 2014
A empresa colombiana de cimento e concreto Cementos Argos publicou seus resultados do primeiro semestre, que apontam que 2014 será talvez um ano tão positivo para a empresa como foi o ano passado. Sua operação em 12 países rendeu à companhia um crescimento de 18% no faturamento e um crescimento no lucro líquido de 87%.
A Argos viu crescerem suas vendas de cimento em 9,3% no semestre, enquanto os despachos de concreto cresceram 17,9%.
O número Ebitda (ganhos antes de contabilizar amortizações, juros, impostos e depreciações) no semestre totalizou em cerca de US$ 288 milhões, o que de acordo com a empresa representa 12% a mais do que o Ebitda do primeiro semestre de 2013.
A Argos comentou que as recentes aquisições de ativos cimenteiros em Honduras, Guiana Francesa e no estado norte-americano da Flórida suportaram o crescimento. Por sua vez, o mercado doméstico continua aportando ganhos importantes à empresa. A venda de cimento na Colômbia no primeiro semestre foi 3% maior em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto a de concreto cresceu 7%. A continuidade dos subsídios hipotecários e a conclusão das primeiras licitações do programa de concessões rodoviárias 4G são mencionadas pela empresa como fatores de manutenção da demanda no seu país.
A recuperação da atividade nos Estados Unidos representou para Argos uma excelente oportunidade de vendas. Seus despachos de cimento naquele país durante o segundo trimestre cresceram nada menos do que 59%, e os de concreto 27%. “É especialmente satisfatório ver a recuperação da rentabilidade nos Estados Unidos”, disse o presidente da Argos, Jorge Mario Velasquez.