As mulheres se destacam na manutenção de caminhões de mineração
27 December 2022
A presença de mulheres na mineração peruana marca um novo marco. Pela primeira vez, uma equipe só de mulheres Ferreyros realizou a manutenção preventiva em um caminhão gigante de mineração de Gatos com capacidade de carga de 400 toneladas. Esta implantação, realizada na operação Toquepala do sul do Peru, procura promover o desenvolvimento da mulher no setor e tornar visível a igualdade de habilidades.
Vinte e cinco mulheres de cursos de mecânica, soldagem, elétrica, eletromecânica, engenharia industrial e administração, com idades entre 19 e 26 anos, se encarregaram do planejamento e programação, do envio de peças de reposição e da manutenção de um caminhão Cat 798 AC com acionamento elétrico.
“Queremos encorajar mais mulheres a se tornarem parte do mundo das máquinas de mineração. Este é o resultado de um projeto de três anos que está vendo seus primeiros frutos nos caminhões de mineração de 400 toneladas mais potentes do mundo. É um trabalho com tarefas técnicas, logísticas e administrativas exigentes, que tanto mulheres como homens demonstram sua plena capacidade de desempenho”, diz Fernando Armas Tamayo, vice-presidente de Grandes Minerações da Ferreyros.
“Sou grata pela oportunidade de mostrar ao mundo inteiro que nós mulheres podemos quebrar estereótipos e paradigmas com nosso trabalho, neste caso apoiando os maiores caminhões de mineração da Caterpillar. Convido as mulheres a se juntarem ao emocionante mundo das máquinas e a fazerem parte de mais marcos de mineração no futuro”, diz Edith Phocco Tapara, 26 anos, uma mecânica da equipe Ferreyros.
Edith e muitos de seus colegas de equipe se juntaram a uma equipe mista no final de 2020 para atender os caminhões de 400 toneladas da Mineradora Cat. Este ano, o grupo só de mulheres completou sua primeira manutenção.
Equidade fundamental
A Ferreyros e as diversas empresas da corporação Ferreycorp enquadram seu trabalho dentro do programa Pares+ para equidade, diversidade e inclusão de gênero, reconhecido na competição de Boas Práticas Trabalhistas do Ministério do Trabalho. Ela promove programas de tutoria e iniciativas de empoderamento para o pessoal feminino; equilíbrio trabalho-vida, incluindo licença maternidade escalonada; prevenção do assédio sexual no trabalho e da violência baseada em gênero; e iniciativas de conscientização.
Deve-se notar que cerca de 60 mulheres estão estudando na UTEC, Senati e Tecsup, para carreiras como Eletricidade Industrial, Manutenção de Máquinas, Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecatrônica, com bolsas de estudo concedidas pela Ferreycorp e Ferreyros. Sua cobertura varia de 50% do custo de seus estudos até 100% dos estudos e uma bolsa mensal, dependendo do programa.