Banco Asiático financia obras chilenas
18 August 2021
Pelo menos três projetos serão financiados no Chile pelo Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (BAII). Essas iniciativas têm a ver com questões de conectividade e transporte.
O embaixador do Chile na China, Luis Schmidt, disse que um desses projetos seria “o túnel rodoviário de Água Negra, na fronteira com a Argentina, que prevê a construção de dois túneis na passagem de fronteira com o mesmo nome, no meio da cordilheira dos Andes, na província argentina de San Juan e na região chilena de Coquimbo ”.
Como já dissemos na Latin American Construction, este megaprojeto faz parte do corredor bioceânico principal, que visa conectar o centro da Argentina com o porto de Coquimbo no Chile e Porto Alegre no Brasil. O diplomata chileno disse ainda que foi Jin Ligun, presidente do BAII, quem deu a ideia de financiar este projecto, aproveitando também o facto de trabalharem em conjunto com o Banco Mundial. Segundo a mídia chilena La Tercera, acredita-se que o Banco Mundial, que realizou os estudos de financiamento do projeto, tenha transferido a idoneidade do projeto para o BAII.
Outros projetos a serem financiados pelo BAII dizem respeito a projetos de energia não renovável, como um sobre hidrogênio verde e outro sobre a mudança de ônibus Transantiago para unidades elétricas. “Eu (Luis Schimidt) levantei a questão do hidrogênio verde, porque o financiamento de energias limpas está dentro das políticas do banco, assim como os meios de transporte, mas são temas em que nossos ministérios específicos deveriam abordar o BAII com suas necessidades de financiamento” . Ressalte-se que o BAII tem sede em Pequim e 102 países membros e cofres de capital da ordem de US$ 100 bilhões. Por isso, desde 2015, a instituição financiou 134 projetos de diversos setores por US$ 26.450 milhões.