BID emitirá títulos de infraestrutura no Brasil

26 May 2015

O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) informou que a instituição fará emissão de dívida no mercado financeiro do Brasil para gerar capital que ajudará a financiar projetos de infraestrutura no país.

A autoridade máxima do BID, Luis Alberto Moreno, apresentou sua ideia de contribuir para o desenvolvimento brasileiro após se reunir com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Moreno informou que a emissão será feita em Reais, e não falou em valores.

Segundo o executivo, a emissão de dívida será destinada ao setor privado. Em suas palavras, os títulos serão para “projetos de longa maturação cujo risco de câmbio é um problema”. Sua reunião com o ministro Joaquim Levy foi para estudar “todos os pacotes de infraestrutura para tratar de trazer parceiros privados que os acompanhem”.

Os títulos de dívida do BID no mercado brasileiro custarão mais do que os títulos do Tesouro Nacional, mas estarão dedicados exclusivamente a determinados projetos de infraestrutura propostos pelo governo. Provavelmente terão uma taxa de retorno ao investidor maior do que a dívida pública brasileira, e por isso deverão atrair investidores estrangeiros.

O BID realiza regularmente emissões de dívida em moeda local nos mercados onde pode fazer isso. E sempre utiliza os capitais para emprestar a projetos de desenvolvimento das Américas. Na América Latina já realizou essa operação na Colômbia. No Brasil, essa será a primeira vez.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL