BID vai ajudar Equador a diversificar sua matriz energética
18 August 2016
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) entregou ao Equador um crédito de US$143 milhões para avançar a mudança da matriz energética e apoiar o plano de recuperação de áreas afetadas pelo terremoto de abril passado.
Um comunicado emitido pela entidade diz que o objetivo é estimular a economia nacional, por meio de apoio ao ambicioso plano de transformação do setor elétrico que o pais possui. Já que segundo o ranking do Conselho Mundial de Energia, o Equador está em quinto lugar em segurança energética em nível mundial, sendo o primeiro nesta categoria na América Latina e Caribe.
A ideia é também dar continuidade aos projetos do Sistema Nacional de Transmissão, que vão facilitar o transporte de energia, fortalecer a infraestrutura nacional, além de reforçar e expandir o Sistema Nacional de Distribuição em áreas afastadas e rurais.
Segundo o órgão, o programa está alinhado com os objetivos da Iniciativa de Energia Sustentável para Todos, coordenada com as Nações Unidas, que também conta com o apoio do BID.