CBIC inicia campanha pela ética setorial
02 November 2016
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) começou este ano com uma missão nacional pela disseminação de novos conceitos de ética e compliance com as boas práticas comerciais para o setor no país.
A iniciativa, batizada Ética & Compliance na Construção, se baseia na publicação de um guia de boas práticas concorrenciais e de transparência para as construtoras brasileiras. Em termos práticos, a câmara iniciou um programa nacional de seminários para discutir suas propostas com os sindicatos estaduais da construção em diferentes lugares.
O primeiro seminário aconteceu em Salvador, justo a cidade onde nasceu a maior construtora brasileira e que vem sendo apontada como a mais implicada nas investigações da operação Lava Jato, a Odebrecht.
A CBIC tem datas para os próximos seminários, no Rio de Janeiro e Porto Alegre. Os demais estados deverão ir em sequência.
A câmara quer estimular as empresas a aprofundar seus controles internos para evitar as brechas para práticas de corrupção. Para a CBIC, a corrupção na construção tem um impacto para além da imagem do setor, chegando mesmo aos resultados econômicos. Isto porque as desconfianças geradas levam em geral à suspensão ou adiamento de projetos, contratações, licitações ou quaisquer outras formas de tocar obras.
Desde 2014, o Brasil vive uma crise sem precedentes em sua indústria da construção, pela soma de dois fatores incontroláveis e gigantescos. Um deles é a recessão profunda que vem arrasando a economia nacional. E, claro, o outro é a operação Lava Jato, que fechou as portas às contratações da Petrobras e outros setores públicos, e já iniciou uma reconfiguração do setor.
Não se sabe o que sairá disto, nem como será a cara da construção do Brasil quando o processo terminar. Mas esforços como o da CBIC contribuem para que seja um setor mais transparente e aberto à competição entre as empresas.
Para conhecer o guia de ética e boas práticas para as construtoras, clique aqui.