CEO da Caterpillar anuncia aposentadoria
17 October 2016
Doug Oberhelman, CEO da Caterpillar, anunciou que vai se aposentar em 31 de março de 2017.
Oberhelman trabalha na fabricante norte-americana de equipamentos por mais de 41 anos, e levou a companhia a seu recorde de vendas em 2012.
Segundo a Caterpillar, o presidente e CEO que agora se aposenta melhorou os níveis de qualidade dos produtos da marca, aumentou sua posição no mercado de máquinas e simplificou a capacidade de produção da empresa através de novos processos de lean management.
O conselho da companhia escolheu Jim Umpleby, presidente do grupo Caterpillar com responsabilidades por energia e transporte, como sucessor de Oberhelman na função de CEO.
Umpleby, que tem 35 anos da empresa, se unirá à junta de direção e assumirá seu novo papel a partir de 1º de janeiro do ano que vem.
Ao comentar sobre sua aposentadoria, Doug Oberhelman afirmou que “o nosso pessoal me ouviu dizer muitas vezes que minha maior responsabilidade como presidente e CEO é a gestão da Caterpillar hoje, e posicionar a empresa e seus futuros líderes para o sucesso no longo prazo. Foi uma honra e um privilégio dirigir esta empresa, e estou seguro da escolha do meu sucessor, Jim Umpleby”.
O executivo também fez menção às difíceis condições econômicas globais que a empresa tem enfrentado nos últimos quatro anos, que afetaram significativamente as indústrias atendidas por seus clientes, e disse que os empregados da Caterpillar responderam “como campeões”. “Melhoramos nossa posição no mercado, e cresceu a nossa população em campo. Nossa qualidade de produto se encontra em níveis historicamente altos, e creio que estamos liderando a indústria em capacidades digitais. Estou certo de que a Caterpillar é mais forte do que nunca, com qualidade de produto, energia, tecnologia e a inovação que é a inveja de nossos competidores. O futuro é brilhante”, concluiu.