Chile tem a impressora 3D industrial para construção mais avançada da América Latina
02 January 2024
A Universidade de Bío-Bío (UBB) inaugurou recentemente aquela que seria a impressora industrial tridimensional mais avançada da América Latina no campo da construção aditiva de casas de concreto, especialmente adequada às condições do Chile. Chamada de Atenea-UBB, essa tecnologia inovadora está instalada no novo Laboratório de Prototipagem Experimental (PEP Lab), integrante do Centro de Pesquisa em Tecnologias da Construção (Citec), vinculado à Faculdade de Arquitetura, Construção e Design da Universidade.
Segundo o Diario Concepción, a aquisição desta impressora 3D foi possível graças à adjudicação de um projeto no concurso do Fundo Médio de Equipamentos Científicos e Tecnológicos (Fondequip) da Agência Nacional de Investigação e Desenvolvimento (Anid) em 2021. Este projeto, Claudia Muñoz e com o Dr. Rodrigo García como diretor suplente, recebeu financiamento próximo a US$ 400 milhões (cerca de US$ 450 mil), válido até 2025. Outras universidades, como Católica del Norte, Federico Saint Mary e Magellan.
O objetivo central do projeto liderado por Muñoz é implementar um sistema industrial automatizado de impressão 3D para a deposição parametrizada e controlada de materiais à base de cimento e adições minerais. Isto permitirá explorar a fabricação de elementos funcionais e sistemas construtivos em maior escala.
Com um pórtico que ultrapassa os 3 metros de altura e 12 metros de comprimento, o Atenea-UBB pode imprimir continuamente objetos tridimensionais em diferentes escalas, tanto em laboratório como em condições reais e ao ar livre. Além disso, possui software próprio avançado para controle automatizado do processo de impressão, que possibilita funções como interrupção e continuação a partir do mesmo ponto.
Com faixa de velocidade de impressão de 20 a 300 mm/seg, controle de material cimentício na tremonha de armazenamento, câmara de registro visual e capacidade de volume útil de 45 litros, juntamente com bomba e sistema de vibração, a impressora garante ótima extrusão do cimento material. Outra característica técnica notável é a possibilidade de escolha da espessura das paredes, que varia de 4 a 80 centímetros.
O Atenea-UBB permite a construção de moradias de 50 a 60 metros quadrados em apenas oito horas. Este avanço é projetado não apenas como uma contribuição significativa para a pesquisa e a formação acadêmica, mas também como um impulso para o avanço científico e tecnológico, a inovação e a melhoria da produtividade na indústria da construção nos níveis local, nacional e latino-americano.