China anuncia novos créditos à Bolívia
07 October 2016
O ministro de Relações Exteriores da China, Wang Yi, em visita oficial à Bolívia, anunciou que seu país comprometeu um crédito de US$ 4,85 bilhões para que o país sul-americano o aplique em uma variedade de projetos de infraestrutura.
Além dos novos aportes financeiros para o desenvolvimento da Bolívia, o presidente Evo Morales anunciou que a China perdoou uma dívida boliviana de cerca de US$ 800 mil.
A aliança entre a China e a Bolívia se reverterá, com estes novos créditos, no investimento em vários projetos. O principal, de acordo com o governo boliviano, é a infraestrutura rodoviária.
Ao menos nove projetos deverão ser beneficiados com o novo capital chinês. São eles: El Sillar, entre Cochamba-Santa Cruz; El Espino-Charagua-Boyuibe (no departamento de Santa Cruz); Santa Rosa de la Roca-Puerto Villazón-Remanzos (departamentos de Beni e Santa Cruz); Trinidad-Guayaramerín-Puerto Ustarez (em Beni); Ixiamas-Chivé (departamentos de La Paz-Pando); Charazani-Apolo-Tumupasa (La Paz); Bombeo-Parotani-Melga-Colomi-Villa Tunari (Cochabamba); Chivé-Porveni (Pando); e Rurrenabaque-Riberalta (Beni).
Além disso, um projeto siderúrgico em Mutún, o novo aeroporto Viru Viru em santa Cruz, e a usina hidroelétrica de Rositas (com contrato já assinado entre a estatal de eletricidade boliviana e um consórcio que tem participação chinesa), deverão igualmente receber parte destes novos recursos.