Congresso aprova financiamento do metrô de Bogotá
30 April 2015
A Câmara de Representantes do Congresso da Colômbia aprovou o artigo que facilita o financiamento da primeira linha de metrô de Bogotá.
Com 101 votos a favor e 20 em contra, esse é um passo a mais para concretizar o ansiado projeto, que prevê investimentos de US$7 bilhões.
As proporções em quanto à participação no financiamento ainda não estão totalmente claras. Segundo a impressa local, o Governo Central outorgaria até 70% dos recursos necessários. Santos não descarta usar o esquema de parecerias público-privadas. Há algumas semanas, o próprio presidente comunicou que tinha se reunido com empresários coreanos, que mostraram interesse em participar do projeto.
Em quanto à licitação, ela deveria ocorrer depois de que o sistema de financiamento seja bem definido. No começo a abertura do processo foi anunciada para o primeiro semestre deste ano, e o resultado ocorreria dentro dos seis meses seguintes. No entanto, Clemente del Valle, presidente da Financeira de Desenvolvimento Nacional, admitiu que isso não ocorreria ao menos até dezembro. Com tudo, o projeto só será outorgado em 2016.
O metrô de Bogotá contará com 28 estações e 40 trens num percorrido de 26,5 quilômetros. Estima-se que sua construção vai demorar cinco anos, pelo que deveria estar operativo em 2021.