Connected Smart Cities & Mobility: Curitiba conquista primeira posição
07 October 2022
Curitiba é a Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2022.
O anúncio e a entrega do troféu ao prefeito Rafael Greca foram feitos, no Connected Smart Cities Forum, na ultima terça-feira (4/10), em São Paulo.
A capital paranaense já havia liderado o ranking em 2018, passando para o terceiro lugar nas três últimas edições. Neste ano, Curitiba mais uma vez é a primeira colocada, superando Florianópolis (SC) e São Paulo (SP).
A cidade também ficou em primeiro lugar na categoria Empreendedorismo, mesma colocação do ano passado, e em segundo em Tecnologia e Inovação.
“Em Curitiba, inovação é um processo social. A cidade só é inteligente quando melhora e facilita a vida das pessoas”, disse o prefeito.
Greca também destacou que a liderança em Empreendedorismo é uma conquista significativa, pois comprova a eficácia do Plano de Aceleração de Curitiba, colocado em prática para a recuperação pós-pandemia. “É um trabalho feito em conjunto de todo o ecossistema do Vale do Pinhão, com os empreendedores da cidade e com diversas outras instituições que nos apoiam”, acrescentou o prefeito.
O ranking
O estudo do Connected Smart Cities 2022 avalia cerca de 700 municípios e é feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil. O ranking é composto por 70 indicadores divididos em 11 eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.
InovaCidades, que reúne as secretarias municipais de inovação. Ela participou do painel Cidades Conectadas – Agenda Estratégica Fórum InovaCidades.
Na área de Mobilidade, Curitiba esteve presente no painel Mobilidade – Data Analytics, no qual Thiago Marquardt, gerente de Desenvolvimento, Inovação e Criação da Urbs, falou sobre Metodologia e aplicação de inovação no transporte coletivo.
No eixo Educação e Saúde, Mauricio Pimentel, diretor de Sistemas e Inovação do Instituto Cidades Inteligentes (ICI), participou do painel Cidades Humanas, Resilientes e Inclusivas, com a palestra Inovação e resiliência nas cidades.