Construção no Chile cai novamente
20 April 2015
O Índice Mensal de Atividade da Construção (IMACON) chileno registrou em fevereiro queda anual de 1,2% completando seu nono mês consecutivo de contração, segundo o último relatório da Câmara Chilena da Construção (CChC).
Segundo Javier Hurtado, gerente de estudos da Câmara Chilena da Construção (CChC) “o resultado de fevereiro continua demostrando de como a atividade setorial vem se debilitando desde meados de 2014, da queda do emprego na indústria e nos materiais para as obras”.
O executivo explica que isso deve-se ao escasso início de projetos de investimento, principalmente nos setores mineração e energia, ambos os dois altamente incidentes no gasto total em construção. Também agrega a incidência de aspectos como as incertezas provocadas pelas reformas laborais e tributarias no setor.
Por último, diz que “o relatório de percepções de negócios de fevereiros, elaborado pelo Banco Central, mostra que as condições creditícias continuam sendo restritivas em quanto aos requisitos exigidos pelos bancos”.
Com a cifra de fevereiro o crescimento anual do indicador tem se mantido por mais de um ano abaixo de sua média histórica de 4,9% anual.