Empresas projetam transporte terrestre mais rápido do mundo
27 August 2013
Um meio de transporte terrestre que alcança 1.220 quilômetros por hora (cabe lembrar que a velocidade do som é de 1.234 km/h) e propelido pela energia solar, é o novo projeto pensado pelo fundador de PayPal, a companhia espacial SpaceX e a empresa de veículos elétricos de alta gama Tesla Motors: Elon Musk.
Apesar de que, por enquanto, é um modelo teórico, este revolucionário sistema chamado Hyperloop, funciona assim: é uma espécie de trem de alta velocidade, sem trilhos, com vagões que circulam dentro de um tubo.
Segundo uma pesquisa minuciosa, publicada pelo empresário no site da Tesla Motors, o custo de construir dois tubos, um de ida e outro de volta, em um trajeto de 550 quilômetros, é de aproximadamente US$6 bilhões. Dessa forma, uma viagem de Los Angeles a São Francisco (Estados Unidos) poderia ser realizada em 30 minutos. A cada dois minutos as cápsulas poderiam ser lançadas, transportando até 28 passageiros em cada uma.
Segundo o relatório, se esse investimento se amortizasse em um prazo de 20 anos, o preço da passagem seria de US$20 por pessoa.
O Hyperloop será alimentado com painéis solares instalados em cima do tubo, os quais de acordo com informações de Musk, seriam capazes até de gerar energia suficiente para que o sistema funcione e reserve o excesso em baterias para os dias nublados.
Apesar de que o empresário não tenha planos de concretizar um protótipo do Hyperloop, garante que é um projeto viável com a tecnologia existente e, por essa razão, apresentou a iniciativa como “um conceito de transporte de código aberto” que está a disposição de quem queira trabalhar em seu desenvolvimento.