Empresas tchecas oferecem investimento à Bolívia
11 September 2015
Um consórcio de empresas da República Tcheca ofereceu um investimento de US$ 650 milhões, aportado pelo governo de seu país, para obter o direito de construir o trem elétrico de Cochabamba, na Bolívia.
Tal projeto já estava anunciado pelo governo boliviano desde o começo de 2015, quando o presidente Evo Morales afirmou que se procederia a convites a empresas especialistas em construção de sistemas ferroviários.
A linha de trem de Cochabamba passará por cinco municípios e terá 45 quilômetros de extensão, com mais de 20 estações e sete pontes, de acordo com o governo.
Financiadas na exportação de seus serviços pelo governo tcheco, as empresas que oferecem o capital à Bolivia são a Skoda, especialista em túneis; MRK, especialista em sistemas de monitoramento e controle; PSJ, especialista em ferrovias; IKP, especialista em engenharia e projetos de infraestrutura; e a y Czechoslovak Export, especialista em transporte urbano e aviação.
A oferta seria em forma de crédito de até 18 anos ao governo da Bolívia. O governo boliviano não se manifestou a respeito.