Epiroc e Codelco lançam carregadeira 100% elétrica
17 November 2022
Epiroc Chile e Codelco iniciaram um teste piloto do primeiro carregador subterrâneo 100% elétrico, o único de seu tipo na América do Sul, na maior mina subterrânea do mundo. Com uma capacidade de 14 toneladas, o modelo de Bateria LHD (Load, Haul, Dump) Scooptram ST14, fabricado pela multinacional sueca, foi lançado no setor de Mina Diablo Regimiento da Divisão El Teniente da Codelco.
O equipamento alimentado por bateria permite uma redução de 100% nas emissões diretas de gases de efeito estufa (GEE), evitando assim a emissão direta de 433 toneladas de GEE em um ano de operação. Além disso, há uma redução significativa nas vibrações e emissões sonoras, criando um ambiente de trabalho muito mais saudável para os operadores de minas. Além disso, consegue uma redução de 60% nos custos de manutenção, evita o consumo de 160.000 litros de diesel em um ano de operação (por equipamento diesel deslocado da frota) e mostra uma economia significativa na geração de ventilação.
O acordo entre a Epiroc Chile e a Codelco procura validar a eficiência da operação de equipamentos movidos a bateria em comparação com os carregadores a diesel. Desta forma, equipes técnicas de ambas as empresas analisarão diferentes indicadores, tais como desempenho em termos de potência, funcionalidade e consumo de energia no transporte e operação.
John Swift, Gerente Geral da Epiroc Chile disse que “ter uma frota de equipamentos elétricos movidos a bateria produz economia em manutenção, ventilação e refrigeração, e oferece uma grande oportunidade para reduzir a pegada de carbono de nossas operações, que é parte de nossos desafios de sustentabilidade”. Ele acrescentou: “Estamos orgulhosos de contribuir para a criação de um ambiente de trabalho mais saudável, limpo e confortável para os mineiros, isto realmente é uma prioridade para nós.
“Nosso compromisso para 2030 é ser capaz de reduzir nossa pegada de carbono em 70% e um dos aspectos importantes é o equipamento, equipamento móvel no caso da mineração subterrânea onde há instalações maiores, mas também estamos olhando para a mineração a céu aberto, maiores tamanhos, maiores capacidades, que precisamos gerar à medida que os fornecedores desenvolvem esta tecnologia. Este é um passo importante para a sustentabilidade na mineração”, disse André Sougarret, chefe executivo da Codelco.
A Epiroc está globalmente comprometida com a eletromobilidade e está trabalhando para enfrentar o desafio de ter uma frota de equipamentos 100% elétricos até 2030.