Equador e Colômbia melhoram fronteiras
17 August 2021
Os presidentes da Colômbia e do Equador, Iván Duque e Guillermo Lasso, respectivamente, inauguraram um corredor rodoviário fronteiriço sobre o rio Mataje, o que melhora a passagem entre os dois países.
As obras compreendem 19 quilômetros de rodovia, com duas pistas de 3,65 metros de largura e quatro pontes. No total, o projeto envolveu cerca de US $ 63 milhões. Nas palavras do governo colombiano, este projeto melhora a rota entre Tumaco e Esmeraldas e seria a quarta travessia de fronteira entre os dois países.
O Presidente da Colômbia, Iván Duque, afirma que “estas obras são uma amostra da irmandade binacional que permitirá o desenvolvimento da mobilidade, a competitividade e a transformação integral da fronteira”.
Cumpre acrescentar que o presidente do café, lembrou que todas as normas ambientais foram respeitadas, já que essa linha atravessa um cordão de selva no meio da fronteira. Entretanto, Guillermo Lasso assegurou que “os tempos que vivemos exigem que haja laços mais dinâmicos e que os dois países mantenham uma relação pragmática”.
Apesar do exposto, Lasso reconheceu que há muitos aspectos a serem atendidos para desenvolver a fronteira comum e, assim, atender às diferentes necessidades em matéria de infraestrutura, saúde e comércio, entre outras.