Espanha: guerra continua elevando os custos de construção

Os custos de construção continuam a aumentar. O índice de custos de construção era de 123,8 pontos base no final de março, um recorde, de acordo com estatísticas publicadas pelo Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana (Mitma).

La construcción civil registró en 2021 su mayor crecimiento en los últimos 10 años. (Foto: Adobestock / Bannafarsai)

O índice avançou 2,1% de fevereiro a março, após a invasão russa do território ucraniano, e já acumulou um crescimento de 14,5% em comparação com o mesmo mês em 2021, quando o índice de custos ficou em 108,1 pontos base. Entre os materiais que mais contribuíram para esta recuperação geral estava o aço, que registrou um aumento de 7,5% de fevereiro a março e acumulou um aumento de 51% em relação ao ano anterior. Embora o conflito de guerra tenha acentuado a tendência de alta do aço, o aço já havia experimentado volatilidade de preços nos últimos dois anos.

Devido a problemas nas cadeias de abastecimento, o material atingiu seu preço mais alto em agosto de 2021, quando o preço por bobina atingiu USD 1.940. No oitavo mês do ano, o custo do aço quase quadruplicou em relação ao ano anterior, pois no verão de 2020 o preço da bobina de aço ficou em US$ 500 por unidade.

Desde as altas de agosto passado, o preço tem tido uma tendência de queda, com uma bobina custando 1.000 euros por unidade. No entanto, a eclosão da guerra na Ucrânia elevou o custo de volta para 1.500 dólares no final de março. Desde então, o preço tem se moderado, chegando a 1.170 dólares por bobina no final de maio.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL