Este é o Top10 dos fabricantes de máquinas de construção
13 May 2021
Foi divulgada a última classificação anual dos 50 melhores fabricantes de equipamentos para o setor de construção em todo o mundo. Este ranking é feito com base nos números das vendas, que mostraram como resultado global que, por motivos óbvios, em 2020 as transações de máquinas do setor diminuíram 5,5%.
Embora a redução pudesse ter sido maior ou pior para o setor, não foi assim. Apesar de tudo, os fechamentos de vendas do ano passado puderam respirar um pouco aliviados, pois a moção era consenso de que o desastre na redução do faturamento seria maior.
Do setor, eles destacam que 2019 foi um recorde e que, em um contexto histórico, US $ 191,5 bilhões é uma cifra poderosa. Uma curiosidade é que esses números não são tão ruins graças à China. O gigante asiático foi o único mercado da área que cresceu em 2020, ajudado pelos planos de estímulo aos investimentos no país, que impulsionaram as vendas. Consequentemente, os chineses continuam vigentes e mais fortes.
Dito isso, os dez maiores fabricantes de equipamentos de construção do mundo para 2020 são:
10. Doosan Infracore
Doosan, com sede na Coreia do Sul, cai um lugar no ranking deste ano, de nove para dez. Com a Hyundai Heavy Industries confirmando a aquisição da Doosan Infracore com ações de pouco menos de 35%, dando-lhe controle sobre a gestão da empresa, será interessante ver como isso afeta as vendas das duas empresas no futuro.
9. Liebherr
E assim, o principal mercado do Grupo Liebherr está localizado na Europa, sendo a Alemanha o país onde registra mais vendas. Com grande parte da Europa em condições de bloqueio durante uma parte considerável de 2020, não é surpresa que o fabricante caiu um lugar, do número oito para o número nove da lista.
8. Hitachi
A Hitachi, com sede no Japão, registrou vendas de equipamentos de construção por US$ 8,5 bilhões, uma redução em relação ao ano passado, embora a queda não tenha sido tão grande quanto a de alguns de seus concorrentes. A empresa também cai um lugar na lista em comparação com o ano passado.
7. Volvo CE
A marca tradicional Volvo Construction Equipment (Volvo CE), com sede na Suécia, registrou vendas de US $ 8,8 bilhões em comparação com US $ 9,3 bilhões no ano passado. A empresa é um dos principais fabricantes de equipamentos de construção elétricos, o que pode ser muito útil no futuro.
6. John Deere
John Deere, com sede nos ESTADOS Unidos, experimentou a maior queda entre os dez primeiros, passando do terceiro lugar do ano passado para o sexto. No entanto, isso poderia ser visto como um equilíbrio, já que no ano passado a empresa saltou do nono lugar na lista para o número três, um aumento sem precedentes no top 10, devido à compra do Wirtgen Group.
5. Zoomlion
A Zoomlion passou do décimo para o quinto lugar, com vendas de US $ 9,4 bilhões. A empresa é a primeira de várias empresas chinesas entre as dez primeiras, indicando o quão forte foi o desempenho do mercado chinês em 2020.
4. Sany
Sany viu um aumento extremamente forte nas vendas, de US $ 10,9 bilhões no gráfico do ano passado para US $ 14,4 bilhões. A empresa tem experimentado vendas de escavadeiras particularmente sólidas nos últimos tempos.
3. XCMG
Logo à frente da Sany está a XCMG, que se classificou entre os três primeiros pela primeira vez na história da empresa, um aumento de uma posição em relação ao ano passado. XCMG teve vendas de US $ 15,1 bilhões.
2. Komatsu
A Komatsu permanece em segundo lugar na lista, embora a diferença com a empresa em terceiro lugar tenha diminuído consideravelmente. A Komatsu, com sede no Japão, registrou vendas de US $ 19,9 bilhões, ante US $ 23,2 bilhões no ano passado.
1. Caterpillar
A Caterpillar mantém sua posição tradicional como a maior fabricante de construção do mundo, com vendas de US $ 24,8 bilhões. No ranking do ano passado, as vendas do CAT equivaliam a 16% de participação, enquanto hoje representam 13%, o que mostra uma ligeira queda relativa nas vendas da empresa. No entanto, a empresa norte-americana permanece confortavelmente no topo das vendas em geral.
A lista completa pode ser encontrada em nossa edição de junho.