Estuda-se nova licitação para a Ferrovia Norte-Sul
21 June 2016
O programa de associações de investimento está planejando interligar dois trechos da ferrovia Norte-Sul em uma concessão única que abarcaria 1.537 km. O plano consiste na combinação de um trecho de 855 km entre as cidades de Palmas TO e Anápolis GO, além de um trecho de 682 km entre as cidades de Ouro Verde GO e Estrela D’Oeste SP.
O primeiro trecho, sem a interligação, já foi construído, e o segundo ainda está em execução com 90% de avance, as obras estão a cargo do consorcio integral-SPAVias-Trail-Alta.
Os detalhes da licitação para a interligação, que deverá oferecer cerca de 35 anos de concessão, ainda estão sendo estudados, mas o vencedor será aquele que apresentar o menor valor para as obras.
O Ministro dos Transportes, Mauricio Quintela, Moreira Franco, diretor do projeto, e o presidente interino Michel Temer devem se reunir na próxima semana para discutir os detalhes da licitação e algumas mudanças no modelo de concessão para futuras licitações, como por exemplo, estender em até 90 dias o período entre a publicação das bases de licitação e a apresentação das ofertas.
A Ferrovia Norte-Sul terá ao todo 4.156 km de extensão, passando por 10 estados, e está sendo construída em 7 trechos.