Futuros mega projetos na Colômbia
25 September 2017
País tem agenda pós programa de rodovias 4G, com atenção para portos e infraestrutura urbana.
A Colômbia tem uma agenda de ao menos 20 mega projetos para iniciar quando terminarem as iniciativas do programa 4G, de rodovias, que começaram em 2010 e devem concluir em 2022. O novo presidente da Agência Nacional de Infraestrutura do país (ANI), Dimitri Zaninovich, disse que “deve-se começar a planejar os novos projetos, uma vez terminem os atuais, para além das iniciativas privadas que já se propuseram”.
Estes investimentos poderiam superar o montante de 20 trilhões de pesos colombianos em seu conjunto. Neste portfólio, há vários projetos viários em Bogotá, para conectar a saída da capital com o corredor troncal da Ruta del Sol. Além disso, faria parte dessas intenções o Aeroporto El Dorado 2, para conectar a cidade com o trem rápido e o futuro metrô. Além disso, um novo terminal portuário em Cartagena seria construído em paralelo à ampliação do porto atual nesta cidade caribenha. Outros dois importantes portos, Cali e Buenaventura, estão nos planos.
Também na área de portos, a Colômbia planeja aprofundar o calado de acesso ao atual porto de Buenaventura (para adaptar aos navios neo post panamax), um novo porto no Golfo de Urabá e portos menores ao longo do rio Magdalena.
Por fim, na infraestrutura ferroviária, há os projetos do trem rápido Regiotram, o Ferrocarril Central para ligar La Dorada com Santa Marta, e a Ferrovia do Pacífico, que hoje está em processo de degradação.