Governo argentino lança licitações por internet
19 April 2017
A gestão do presidente argentino Mauricio Macri começou a fazer licitações de obras públicas pela internet, a fim de dar transparência e agilidade ao processo.
No fim de março, realizou-se a primeira licitação, para provisão de encanamentos de gás. Depois disso, outras sete licitações feitas pela internet já compraram US$ 65 milhões. A última delas foi para aquisição de motocompressores para montagem de dois gasodutos.
O mecanismo de licitação via internet estabelece que as empresas que desejem participar têm que se registrar no site oficial contratar.gob.ar, onde se publicam os editais de licitação. Ali fazem suas ofertas, que se mantêm secretas e são, simultaneamente, publicadas quando termina o prazo. Uma comissão avaliadora determina a validade de cada proposta e pode fazer impugnações se julgar procedente, determinando o provedor que finalmente venceu o certame.
O ministro da Modernização, Andrés Ibarra, afirmou que “finalmente, agora todos vão poder saber, de maneira simples e rápida, quais as ofertas e quem ganha. O objetivo é que ao final do ano todas as licitações sejam feitas pela internet”.