Governo toma medidas para simplificar concessão de outorgas minerais

O Governo Federal vem desenvolvendo esforços para desburocratizar e simplificar a concessão de novas outorgas minerais, principalmente as de minérios que são essenciais na transição energética, como o lítio, por exemplo, que é estratégico para a confecção de baterias para carros elétricos e híbridos. “Estamos buscando a liberação, o mais rápido possível, de minerais que contribuam para a transição energética”, salientou Caio Seabra, diretor da Agência Nacional de Mineração, durante Fórum “ESG na Construção e Mineração – As melhores práticas para a sustentabilidade aliada à competitividade”, promovido durante a M&T Expo – part of bauma NETWORK, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, que vai até sexta-feira, (26/4), no São Paulo Expo.

Julio Nery, diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) reiterou que a transição energética cria oportunidades para a mineração brasileira. Segundo ele, nos próximos anos a demanda da Ásia por novos minérios indispensáveis para a transição energética deve crescer de 10% a 15% e o Brasil pode suprir esta demanda. Ele citou ainda que o país vem passando por um salto de tecnologia no que diz respeito à disposição de rejeitos. “Muitas mineradoras não fazem mais barragens, mas pilhas para deposição de rejeitos. E as próprias barragens atualmente são bem mais seguras”, afirmou. Também participaram do painel Nelmara Arbex, da KPMG Brasil, e Leandro Rossi, diretor executivo do Mining Hub.

Sobre governança corporativa para a implementação de políticas de ESG nas empresas, Luiz Martha, gerente de pesquisa e conteúdo do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) afirmou que o ESG deve ser uma agenda de toda a organização e não só de alguns departamentos. “Precisa ser uma agenda estratégica, que faz parte do seu negócio e não ações pontuais”. Organizado em parceria com a Conexão Mineral e a Conexão Construção, o Fórum contou com patrocínio diamante da Hexagon e Metso e patrocínio ouro da Dorf Ketal.

_______________________________________________________________________________

 

Revisão da ABNT NBR 15696 deve atender demandas da construção civil

A ABNT NBR 15696 - Dimensionamento, Ensaios e Aplicabilidade de Fôrmas e Cimbramentos para estruturas de Concreto está em processo de revisão e o texto final deve ser publicado até o final deste ano. A informação foi divulgada no ABRASFE Tectalks, promovido pela ABRASFE (Associação Brasileira de Fôrmas, Escoramentos e Acesso), durante a M&T Expo – part of bauma NETWORK, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, que vai até sexta-feira, (26/4), no São Paulo Expo.

Entre os temas a serem contemplado no novo texto da norma estão as categorias de concreto, a temperatura de lançamento de concreto, e as exigências para uma empresa ser autorizada a operar. De acordo com Jefferson Carlos da Silva, consultor da ABRASFE, é necessário um cuidado quanto ao escoramento, uma vez que situações como o acúmulo de concreto pode prejudicar o apoio e até mesmo à resistência.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL