Grupo Tus Máquinas, um ecossistema para a indústria de equipamentos
04 January 2024
O GrupoTusMáquinas continua a crescer e fá-lo com uma gama de novos serviços que foram incorporados ao portfólio da empresa que não cessa o seu crescimento, tanto em operações como em cobertura territorial, que até agora se estende ao Chile, Colômbia e Peru.
O marketplace, que começou como um local de soluções para aluguel de equipamentos, vem agregando cada vez mais serviços à sua plataforma por meio de ferramentas que têm permitido oferecer vendas, financiamento, fiscalização e até gestão de frotas. Conforme detalhado por Andrés Correa, gestor e sócio da empresa na Colômbia. “Nós nos esforçamos para criar um ecossistema em torno de máquinas de construção e cobrir todas as necessidades de nossos clientes”, comenta.
Entre os novos serviços lançados, Correa destaca o Gestiona, “um software inovador que simplifica e melhora a administração da frota de máquinas de construção, mineração e energia”, e que já está implementado nos três países onde o grupo opera.
Mas mais recentemente, a start-up lançou o seu serviço Inspecciona, que atualmente só está disponível no Chile e que, como o próprio nome indica, centra-se na criação de um processo de inspeção que permite otimizar os processos de compra e venda de equipamentos pesados. Este serviço é oferecido em parceria com a Vial y Cía., empresa especializada em inspeção e certificação de equipamentos de construção e mineração. “Temos nossos parceiros especialistas em cada uma das áreas”, afirma o executivo.
Lançamento de franquias
O GrupoTusMáquinas tem a firme intenção de expandir a sua cobertura geográfica e para isso a empresa decidiu fazê-lo através de franquias.
“Durante 2024 vamos franquear o negócio e já estamos em processo de seleção de candidatos no México. Percebemos que o mais adequado é entrar com franquias, porque nos permitirá realizar um processo de expansão acelerado, ter maior cobertura e para os nossos clientes poderemos construir uma rede colaborativa de divulgação e marketing. Então, esse é um aspecto fundamental, fundamental na nossa proposta de valor e um diferencial muito importante”, define Correa.
E o México é apenas o primeiro passo, pois o objetivo é poder ampliar cada vez mais a cobertura dos serviços do GrupoTusMáquinas.
RSE
Assim como a empresa está contribuindo para a digitalização do setor, outro aspecto que segundo Correa é negligenciado na construção é a responsabilidade corporativa e o impacto social e ambiental que as empresas devem ter.
“Estamos desenvolvendo alguns projetos interessantes nesse sentido. Uma delas, do ponto de vista social, envolve a oferta de aluguel de máquinas junto aos operadores. Onde conseguimos os operadores? Do trabalho comum que estamos fazendo com entidades educacionais e certificadoras que trabalham com populações vulneráveis”, comenta o executivo. “São pessoas de baixa renda, que não têm formação nem emprego, e por meio dessas entidades são oferecidos cursos gratuitos para que aprendam a operar máquinas, gerando maiores possibilidades de emprego”, afirma.
Agora, do ponto de vista ambiental, Correa comenta que através do Gerencie sua máquina a empresa pode medir a produtividade, as movimentações dos equipamentos e ter maior controle da emissão de gases particulados e da pegada de carbono.