Guatemala iniciou a construção da ponte Belize II
20 November 2023
As autoridades do Ministério das Comunicações e do Município da Guatemala iniciaram a construção da Ponte Belize II, obra que custará cerca de US$ 230 milhões.
As autoridades do Ministério das Comunicações e do Município da Guatemala lançaram a construção da Ponte Belize II, uma obra estimada em Q/1.785 milhões (cerca de US$ 230 milhões). Este projeto, localizado na avenida 20 e rua 1 da zona 6 da capital, visa melhorar a mobilidade veicular entre as zonas 1, 2 e 6, conectando-as de forma eficiente com as zonas 18 e 17. Além disso, busca otimizar os tempos de transferência em zonas 4, 8, 9, 12, 13 e 21 da cidade, e proporcionam uma saída alternativa para a rota para o Atlântico.
A construção da Ponte Belize II, iniciada nesta segunda-feira, 13 de novembro, representa um avanço significativo em termos de conectividade para a capital. Durante o início do evento de trabalho, as autoridades municipais e o Ministério das Comunicações destacaram a importância deste projeto para a melhoria do tráfego e da conectividade de veículos na zona norte da Cidade.
A Ponte Belize II é conceituada como uma ponte bimodal, apresentando uma abordagem inovadora para atender tanto o transporte veicular quanto o transporte coletivo de pessoas. A parte superior da ponte terá cinco faixas para tráfego de veículos, enquanto a parte inferior será reservada ao futuro projeto do Metrô Riel, destinado ao transporte coletivo.
O projecto foi contratado na modalidade de Concepção e Construção pela Direcção Geral de Estradas (DGC) e foi adjudicado à empresa do Grupo Muratori. S.A. Esta abordagem busca garantir eficiência e qualidade na execução da obra, com o objetivo de melhorar a infraestrutura rodoviária e promover um sistema integrado de transporte na capital guatemalteca.
A construção da Ponte Belize II não só procura facilitar a mobilidade diária dos cidadãos, mas também se projecta como um elemento chave para o desenvolvimento futuro, promovendo uma ligação mais fluida e eficiente entre as diferentes áreas da cidade e proporcionando uma rota estratégica para o Atlântico.