Haulotte: novas plataformas serão 100% elétricas
30 April 2018
Fabricante francês abandona o diesel a partir de agora, e lança nova linha de lanças articuladas com novo conceito.
Todas as futuras plataformas elevatórias para terrenos acidentados da francesa Haulotte serão elétricas, de acordo com o anúncio feito pela empresa na Intermat, a maior feira de maquinário da França.
A nova linha da Haulotte – Pulseo Generation – se conforma por lanças articuladas autopropelidas RT, e marca o princípio de uma nova estratégia. Os primeiros modelos Pulseo são a HA20 LE e HA20 LE Pro, que foram apresentadas ao público na Intermat.
A Haulotte passa a ser, assim, o primeiro fabricante de plataformas aéreas a se comprometer com produtos exclusivamente elétricos. Dado que os demais modelos da companhia, como tesouras e articuladas menores, já são elétricos, o COO da companhia, Alexadre Saubot afirmou que não haverá mais lançamentos da Haulotte com motores a combustão a partir de agora. “Queremos estar na posição certa na cadeia de valor, e queremos pôr nosso cliente na posição correta na cadeia de valor”, disse.
Saubot explicou que parte do plano é produzir equipamentos totalmente elétricos, oferecendo neles as mesmas performances e capacidades que seus correspondentes a diesel. “Só vamos lançar máquinas com esta fonte de energia no futuro”.
O principal executivo da Haulotte disse que alguns dos equipamentos a diesel permanecerão em oferta para alguns clientes em alguns países, onde a aceitação do motor elétrico é mais lenta. “Não sabemos quanto tempo demorará para retirar estas máquinas, mas isto acontecerá”.
Um aspecto importante de sua revolução elétrica, segundo Saubot, é que a Halotte passa a se apresentar ao mercado como uma empresa provedora de serviços em primeiro lugar, mais do que apenas um fabricante de máquinas. Isto levará a novas parcerias em P&D e serviços.
A nova linha Pulseo é projetada para trabalhar tanto em ambiente externo como interno. Seus motores são do tipo AC, e as baterias têm um sistema centralizado de carga.
“Motores elétricos pressupõem muito menos mangueiras hidráulicas, o que reduz o custo de manutenção destes componentes. Uma baixa demanda sobre o gerador de energia durante a carga também ajuda a ter intervalos de manutenção maiores”, diz um comunicado da Haulotte sobre a inovação.
A nova linha Pulseo oferece versões duplas de carga que podem aumentar a capacidade da plataforma de 250kg para 350kg. Seus equipamentos têm tração nas quatro rodas, eixo oscilante, pneus sólidos, direção nas quatro rodas, ocupação inteligente do espaço circundante e 45 graus de inclinação segura.