Indústia de máquinas da Alemanha cresce em 2016
02 March 2017
Os fabricantes alemães de equipamentos de construção alcançaram uma receita de 9,3 bilhões de euros em 2016, o que representou 3% de aumento na comparação com 2015. Este resultado se contrapõe à tendência geral nas vendas mundiais deste tipo de maquinário, que no ano passado caíram 1%.
As empresas do país se beneficiaram de sua forte posição no mercado europeu, especialmente em seu próprio território. Depois de um já forte 2015, o mercado interno cresceu mais 20% e chegou a um nível quase tão alto como no ano recorde de 2007, quando as vendas da indústria alemã ao seu próprio mercado alcançaram 3 bilhões de euros.
Como já se havia previsto, na América do Norte, o ano de 2016 não foi auspicioso para os fabricantes de máquinas da Alemanha. De fato, a indústria do país registrou uma queda de dois dígitos nas vendas naquela região em comparação com o ano anterior. Apesar disso, de acordo com a associação que reúne as empresas do setor, a VDMA, a expectativa é de que o mercado norte-americano se estabilize este ano, graças às promessas de novos investimentos em infraestrutura do novo governo.
Segundo a VDMA, não é possível prognosticar melhoras para o mercado latino-americano ainda, e na média toda a região se viu arrastada pela má condição do Brasil.